Governo

Seapa receberá comitiva alemã nesta quarta-feira (17/5) para divulgar agronegócio goiano e discutir parcerias

Delegação do país europeu participará de reunião na sede do órgão, em Goiânia, e em seguida visitará a Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás


Publicado em: 17/05/2023 às 10:45hs

Seapa receberá comitiva alemã nesta quarta-feira (17/5) para divulgar agronegócio goiano e discutir parcerias

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) receberá, nesta quarta-feira (17/5), às 9 horas, uma delegação de representantes governamentais e empresários alemães. A visita tem como objetivo divulgar o agronegócio goiano e discutir projetos conjuntos com o Governo de Goiás, por meio da Seapa e da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). Parceira da iniciativa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) participará da agenda.

A comitiva será chefiada pelo adido de Alimentação e Agricultura da Embaixada da Alemanha no Brasil, Roland Mohr. Além da reunião na sede da Seapa pela manhã, os alemães participarão de um dia de campo à tarde. A atividade será realizada na Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás, onde conhecerão detalhes do trabalho de pesquisa agropecuária desenvolvido pela estatal federal. Em seguida, o grupo se deslocará para o Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde visitará a Agro Centro-Oeste Familiar, feira dedicada à agricultura familiar.

“A Alemanha é a maior economia da Europa e uma potência mundial em todos os sentidos. Temos uma boa relação com os alemães. Queremos estreitar estes laços, ampliar as trocas comerciais e desenvolver grandes projetos. Goiás pode contribuir muito com a Alemanha, e a Alemanha também pode contribuir muito com Goiás”, afirma o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende.

De janeiro a dezembro de 2022, o agronegócio goiano faturou US$ 85,7 milhões com as exportações para a Alemanha, aumento de 84,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O complexo soja foi o setor do agro mais comercializado com o país europeu. Na sequência vieram carnes, couros e produtos de couro, café e complexo sucroalcooleiro.

Fonte: Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

◄ Leia outras notícias
/* */ --