Publicado em: 06/12/2023 às 09:30hs
Representantes de diversas entidades estaduais, incluindo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Fundação Florestal, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Sabesp, Cetesb, InvestSP e Secretaria de Negócios Internacionais, participam do maior evento global sobre clima.
Durante a conferência, o governo paulista apresentará ações significativas, incluindo os esforços para uma nova regulamentação da Política Estadual de Mudanças Climáticas. O destaque será o Plano de Ação Climática 2050, focado no desenvolvimento de estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em todo o território paulista.
São Paulo, como a maior economia do Brasil e a terceira da América Latina, enfrenta os desafios ambientais do segundo semestre de 2023. Com 46 milhões de habitantes em uma área de 248 mil km², sendo 23% coberta por vegetação nativa, o estado se destaca por apresentar uma matriz energética com 57% de origem em fontes renováveis, superando tanto a média mundial (15%) quanto a brasileira (48%).
A delegação da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) integrará a representação brasileira, apresentando o Portfólio Verde, que inclui iniciativas como ReflorestaSP e Nascentes.
A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento discutirá o Programa Agro Legal, a produção de bioenergia e biometano nas usinas de etanol, e a fabricação de biofertilizantes em usinas de reciclagem verde.
A Cetesb, por sua vez, participará de debates sobre o aprimoramento do sistema de relato de inventários de emissões de gases de efeito estufa e realizará reuniões bilaterais para troca de experiências com agências ambientais de Portugal, França e EUA.
A Sabesp abordará tópicos como economia circular, universalização de água e esgoto, desestatização e despoluição de rios, com ênfase no projeto IntegraTietê.
A Secretaria de Negócios Internacionais focará nas relações de comércio internacional e sustentabilidade, buscando promover negócios que acelerem a transição energética e a produção de energia limpa em São Paulo.
Além disso, alunos de uma escola estadual de São Carlos apresentarão um projeto voltado ao combate ao aquecimento global, selecionado pela Unesco para participar da COP28.
O governo paulista destaca as seguintes diretrizes e programas durante a COP28:
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias