Publicado em: 04/10/2013 às 14:20hs
O Itamaraty encaminhará aos Estados Unidos uma carta mostrando a "indignação" do Brasil com a suspensão do pagamento das compensações aos produtores brasileiros de algodão pelos subsídios concedidos ao setor norte-americano. O Brasil, no entanto, decidiu que não dará início às retaliações comerciais neste momento.
"Um grupo de trabalho vai nos dar sugestão até o fim de novembro sobre o que devemos favor. Se vamos retaliar e qual a lista ae retaliação. Mesmo porque os americanos não têm Orçamento hoje. Mesmo que eles queiram pagar, eles não têm como pagar. Aguardamos a aprovação do Orçamento (dos Estados Unidos) e, se não constar no orçamento o pagamento no valor, aí vamos fazer retaliação", declarou ontem o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, após reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex).
Questionado sobre quais retaliações seriam possíveis, Andrade respondeu apenas: "Não vamos falar de retaliação agora; não queremos retaliar ninguém." Washington interrompeu o pagamento que vinha sendo feito ao Instituto Brasileiro do Algodão desde 2010, como parte do acordo temporário com o Brasil para a suspensão da retaliação autorizada pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Os Estados Unidos deveriam repassar US$ 147 milhões por ano aos produtores brasileiros de algodão para compensar o subsídio dado aos fazendeiros americanos.
Fonte: O Estado de São Paulo
◄ Leia outras notícias