Governo

Pepe Vargas e José Graziano destacam atuação do Incra no desenvolvimento rural

As políticas públicas desenvolvidas pelo Brasil para o meio rural, notadamente para a agricultura familiar, que abrangem temas como a reforma agrária, o combate à fome e o desenvolvimento sustentável


Publicado em: 15/08/2013 às 17:40hs

Pepe Vargas e José Graziano destacam atuação do Incra no desenvolvimento rural

Este foi o tema do encontro que reuniu, na manhã desta quinta-feira (15), o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, e o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano.

Durante a reunião, foi abordado o papel do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), autarquia vinculada ao MDA, na implementação dessas políticas. Pelo Ministério, também participaram do encontro, realizado no gabinete do ministro no MDA, o secretário-executivo Laudemir Müller; o presidente do Incra, Carlos Mário Guedes de Guedes; e o chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial (AIPC), Francesco Pierri.

Além da atualização da agenda de atividades que a FAO e o MDA trabalham em conjunto, os participantes também debateram o tema das Diretrizes Voluntárias sobre Governança Responsável da Terra, Recursos Pesqueiros e Florestas, aprovadas em 2012, e que servem como referência na elaboração e revisão de políticas, leis e programas governamentais relacionados à terra, à água e às florestas.

Desenvolvimento

A melhoria da governança objetiva aliar o desenvolvimento econômico à preservação do meio ambiente e à segurança alimentar dos povos, diminuindo a fome e pobreza no mundo. “Nesse sentido, a atuação do Incra tem sido fundamental para se avançar nas discussões”, reforça o ministro Pepe Vargas.

“Nós estamos transformando o Incra em um instrumento de política da terra e não apenas de colonização. Estamos debatendo esse e outros temas, como a regulamentação da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), não só no Brasil, mas com outros países, como ocorreu recentemente em um encontro que inclui a participação de Cuba, México e Colômbia”, informa o presidente do Incra, Carlos Guedes de Guedes.

“A FAO trabalha muito ligada às temáticas do MDA, como a regularização fundiária da agricultura familiar e a promoção das organizações da sociedade civil. Então, toda a vez que venho a Brasília, faço questão de vir ao MDA e atualizar as atividades que temos em conjunto”, acrescentou, por sua vez, José Graziano.

Fonte: MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias