Publicado em: 09/10/2024 às 11:35hs
O mês de outubro inicia-se com uma importante conquista para o governo brasileiro, marcando um novo patamar nas exportações agrícolas sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Em apenas 21 meses, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) alcançou a abertura de 246 novos mercados internacionais em 60 destinos, superando a marca de 239 aberturas registrada na gestão anterior, que durou quatro anos.
“Esse resultado reflete nosso compromisso em fortalecer a agropecuária brasileira e abrir novas oportunidades para agricultores e pecuaristas. As aberturas de mercado são uma vitória não apenas para o setor, mas para toda a economia do país. Nosso trabalho continua, e temos certeza de que ainda há muito a conquistar”, enfatizou o ministro Carlos Fávaro.
Setembro de 2023 destacou-se como o mês com o maior número de mercados abertos, totalizando 50 novos destinos em 14 países, superando o recorde anterior de junho deste ano, que registrou 26 aberturas em um único mês. Neste início de outubro, já ocorreram novas aberturas de mercado em Cuba, para a exportação de sêmen e embriões bovinos e caprinos, e no Japão, onde foram autorizados produtos como farelo de mandioca, feno, polpa cítrica desidratada, flor seca de cravo-da-índia, flor seca de erva-mate e fruto seco de macadâmia, com ou sem casca.
O crescimento contínuo é notável. Em 2023, o Mapa já havia aberto 78 mercados em 39 países; em 2022, foram 53 em 26 países; em 2021, 77 em 33 países; em 2020, 74 em 24 países; e, em 2019, 35 em 18 países. Este ano, até agora, foram estabelecidos 168 novos mercados, com recordes quase mensais. A diversificação abrange uma ampla gama de produtos além dos tradicionais, como carnes e soja, incluindo pescados, sementes, colágeno, café verde e açaí em pó.
“Esse recorde de novas aberturas de mercado é resultado da retomada do diálogo internacional e das boas relações diplomáticas, lideradas pelo presidente Lula e pelo ministro Carlos Fávaro. Isso cria novas oportunidades para os produtores do agro nacional exportarem dezenas de produtos e acessarem destinos até então inéditos, gerando renda e emprego em todo o país", ressaltou Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa.
Esse resultado positivo é fruto dos esforços conjuntos entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias