Publicado em: 22/09/2014 às 07:40hs
O segundo módulo da Academia de Liderança começa nesta quinta-feira (18/09) com foco voltado para as instituições públicas. A academia é um programa de educação corporativa idealizado pela Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).
Uma turma especial foi criada neste ano para atender os delegados da associação, produtores rurais que se voluntariam para representar a entidade junto aos municípios com maior produção de grãos no estado. O primeiro módulo ocorreu em maio, e teve como temas “Liderança” e “Comunicação Pessoal”.
O módulo será realizado de 18 a 20 de setembro, na sede da Aprosoja-MT em Cuiabá. Amanhã pela manhã, professores da Fundação Dom Cabral (FDC) palestram sobre conceitos de gestão pública e aproveitam para apresentar a Agenda Positiva do agronegócio mato-grossense. A agenda foi construída pelo Fórum Agro MT, que reúne entidades do setor produtivo rural do estado, em parceria com a FDC, e foi apresentada para os candidatos a Governador e a Senador em agosto.
À tarde, Xisto Bueno, assessor parlamentar, fala sobre como funciona a Assembleia Legislativa, e em seguida é a vez do secretário de Estado de Planejamento, Arnaldo Alves, mostrar o modus operandi do Executivo estadual. As palestras contarão com a moderação do jornalista Onofre Ribeiro.
Na sexta-feira, os trabalhos começam pela manhã e giram em torno do Poder Judiciário e da Justiça. O promotor de justiça Mauro Zaque representará o Ministério Público Estadual, assim como o conselheiro Antônio Joaquim terá como foco o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). Já o desembargador e vice-presidente do Tribunal de Justiça Márcio Vidal falará sobre o poder Judiciário em Mato Grosso. Nessa etapa, o debate será moderado pelo historiador Alfredo da Mota Menezes.
A programação também inclui a discussão sobre o relacionamento institucional da Aprosoja-MT com públicos estratégicos, como a imprensa. Essa etapa será conduzida pela gerente de Comunicação da associação, Camila Bini. O fechamento do módulo retoma o tema central da Academia neste ano, “Liderança”, com o consultor Ramiro Novak.
Quarenta e três delegados de diversos municípios do estado participam da turma especial de 2014, que no ano que vem contará com um módulo em Brasília. “Será quando conheceremos de perto o funcionamento do Congresso Nacional e da Frente Parlamentar da Agropecuária/FPA”, explica o diretor executivo da Aprosoja-MT, Marcelo Duarte.
A Academia de Liderança tem tido como principal resultado a descoberta e o amadurecimento de novas lideranças. Na primeira turma realizada em 2008, estavam o atual Ministro da Agricultura, Neri Geller, à época delegado da Aprosoja-MT, e o atual presidente da entidade, Ricardo Tomczyk. “Boa parte das lideranças que temos hoje no setor rural de Mato Grosso saiu da academia”, relembra Tomczyk.
É o caso do presidente licenciado da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, que foi presidente da Aprosoja-MT e hoje é candidato ao Senado. Outros três ex-presidentes da associação podem ser citados: Rogério Salles, presidente-fundador, vice-prefeito de Rondonópolis e candidato ao Senado; Glauber Silveira, presidente da Câmara Setorial da Soja e ex-presidente da Aprosoja Brasil; e Carlos Fávaro, que concorre à vice-governadoria do estado.
“Precisamos sempre identificar novas lideranças. O setor fica mais forte e mais sólido. Nosso papel como líderes é incentivar o surgimento de novas vozes. Isso mantém a nossa representação viva”, afirma o presidente da Aprosoja-MT.
Fonte: Aprosoja
◄ Leia outras notícias