Publicado em: 22/02/2012 às 11:10hs
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, testou nesta quinta-feira (16) tecnologia que promete ampliar o acesso à internet nas áreas rurais. Em evento, realizado numa escola rural do município de Morretes, no Paraná, Bernardo usou um telefone móvel operando na faixa de 450 MHz.
Ele ligou para Brasília e conversou com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Em seguida, o ministro fez o teste de transmissão de dados utilizando um notebook para navegar na internet.
Projeto piloto
O teste visa uma contribuição da empresa Oi à consulta pública nº 4/2012, promovida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), sobre o edital de utilização desta frequência em áreas rurais. Nesta demonstração, uma estação radiobase móvel (ERB) enviou dados e voz para a escola, que foi equipada com um modem conectado a um terminal telefônico e a dois computadores.
A principal questão econômica a ser avaliada, como decorrência dos testes, segundo a empresa responsável pelos testes, é a quantidade de torres que será necessária para uma ampla cobertura rural e o total do investimento. Técnicos do setor avaliam que o uso de uma torre em cada distrito rural, nos 5.565 municípios brasileiros, já propiciaria uma ampla cobertura rural, com 17.283 torres.
Mas como os relevos apresentam vários obstáculos ao sinal, para garantir uma cobertura ainda mais ampla, podem ser necessárias torres em locais como morros sem estrada ou energia, o que poderia, no limite, impactar o objetivo de prestação de serviços a preços baixos. Essa equação pode ser melhor formulada com os resultados dos testes.
Fonte: Ministério das Comunicações
◄ Leia outras notícias