Publicado em: 13/09/2024 às 11:25hs
Na tarde desta quinta-feira (12), o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o vice-ministro da Agricultura e Florestas da Turquia, İbrahim Yumaklı, em uma reunião bilateral que visou o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Turquia. Este encontro faz parte das discussões promovidas durante as reuniões ministeriais do Grupo de Trabalho do G20 do Agro.
As relações diplomáticas entre Brasil e Turquia começaram em 1858 com a assinatura do Tratado Bilateral de Amizade e Comércio. Em 2010, o vínculo foi reforçado com a implementação do Plano de Ação para a Parceria Estratégica, que estabelece uma estrutura para aprofundar o diálogo e a cooperação em áreas como agricultura, ciência e tecnologia, comércio exterior e energia.
“A Turquia é uma prioridade para estreitarmos as relações comerciais,” afirmou o ministro Carlos Fávaro durante o encontro.
No setor agropecuário, o Brasil fez avanços significativos este ano com quatro novas aberturas de mercado para produtos agropecuários na Turquia: gelatina e colágeno não comestíveis, ovoprodutos, vísceras organolépticas (para alimentação animal) e heparina bovina. Além disso, uma portaria interministerial anunciou a criação de 11 novas representações diplomáticas brasileiras no exterior, que incluirão adidos agrícolas na Turquia. Esta nova adidância visa fortalecer a presença do Brasil junto aos seus parceiros econômicos e expandir as oportunidades para o setor agrícola nacional.
O ministro também abordou o tema da transparência governamental, destacando o manejo aberto do primeiro caso positivo de doença de Newcastle (DNC) detectado em Anta Gorda (RS) em 17 de julho. “Desde o início, tratamos o caso com total transparência para assegurar tanto a nossa população quanto os países importadores sobre a segurança do nosso sistema de defesa agropecuária,” explicou Fávaro. O estado de emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul foi encerrado em agosto de 2024, após a detecção do vírus em aves comerciais.
O ministro Carlos Fávaro também se encontrou com Andi Amran Sulaiman, ministro da Agricultura da Indonésia. Durante a reunião, Fávaro expressou agradecimentos pela aprovação dos estabelecimentos brasileiros para a exportação de gado vivo para confinamento e abate. Em 2024, o agronegócio brasileiro atingiu a marca de 100 novas aberturas de mercado, incluindo a autorização para exportação de erva-mate para a Indonésia.
As exportações agrícolas brasileiras para a Indonésia superaram US$ 3,69 bilhões em 2023, com 74% desse valor oriundo dos complexos de soja e sucroalcooleiro. Nos primeiros sete meses deste ano, o Brasil já exportou mais de US$ 2,44 bilhões em produtos agrícolas para o país.
As reuniões do G20 continuam a oferecer uma plataforma crucial para o fortalecimento de laços comerciais e a expansão das oportunidades para o setor agrícola brasileiro em mercados internacionais.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias