Governo

Mercosul e Canadá retomam negociações de Acordo de Livre Comércio após três anos de pausa

Reunião em Brasília marca avanço nas tratativas


Publicado em: 26/08/2025 às 19:40hs

Mercosul e Canadá retomam negociações de Acordo de Livre Comércio após três anos de pausa
Foto: Cadu Gomes

As negociações para um Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e o Canadá serão retomadas após três anos de paralisação. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (25), em Brasília, após encontro entre o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro de Comércio Internacional do Canadá, Maninder Sidhu.

Segundo Alckmin, a reunião representou um passo importante para reaproximar os dois países. “Podemos ampliar ainda mais essa parceria para fortalecer as relações bilaterais com o Canadá e aumentar nossas trocas comerciais”, afirmou o ministro.

Próximos passos para a retomada

Uma reunião entre os negociadores-chefe do Mercosul e do Canadá já está prevista para outubro, com o objetivo de definir um cronograma de rodadas formais de negociação. Neste semestre, o Brasil exerce a presidência temporária do bloco regional, o que deve acelerar a coordenação interna para avançar no processo.

Setores estratégicos na cooperação bilateral

Durante o encontro, os ministros também debateram oportunidades de cooperação em setores estratégicos, como mineração, agronegócio, fertilizantes, defesa, energia renovável e complexo industrial da saúde. A expectativa é que o setor privado dos dois países tenha papel ativo nesse processo de integração econômica.

Potencial do acordo para o Brasil e o Mercosul

Na avaliação do governo brasileiro, o acordo com o Canadá poderá ampliar o acesso a mercados, reduzir barreiras comerciais e diversificar os destinos das exportações nacionais. Além disso, há expectativa de maior integração em cadeias produtivas, estímulo a investimentos sustentáveis e avanços em áreas como medidas sanitárias, fitossanitárias e inovação.

O Canadá ocupa atualmente a 7ª posição entre os principais destinos das exportações brasileiras. O Brasil, por sua vez, é o maior investidor latino-americano no Canadá, com destaque para projetos em infraestrutura, tecnologia, energia renovável e agronegócio.

Agenda internacional de Alckmin

Após a reunião, Alckmin seguiu para o México nesta terça-feira (26), onde cumpre agenda política e empresarial com o objetivo de ampliar mercados para produtos brasileiros e estreitar relações econômicas com parceiros da região.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias