Governo

Mapa intensifica fiscalização em aeroportos durante a Copa das Confederações

Neste ano, o Brasil será sede de dois grandes eventos, a Copa das Confederações, que será realizada de 15 a 30 de junho, e a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho


Publicado em: 12/06/2013 às 17:20hs

Mapa intensifica fiscalização em aeroportos durante a Copa das Confederações

Para evitar a entrada de doenças e pragas no país e garantir a qualidade e inocuidade dos produtos brasileiros exportados, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) vai intensificar a fiscalização do trânsito internacional de passageiros.

Para a Copa das Confederações, os mais de 30 fiscais federais agropecuários vão reforçar os Serviços e Unidades da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) localizados nos aeroportos das cidades de Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). A estimativa é de que a quantidade de passageiros internacionais aumente em 5%.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), que é responsável por 75% dos vôos provenientes do exterior, será um dos mais reforçados, com um total de 41 servidores do Mapa atuando 24 horas por dia. Fiscais federais também estarão presentes no Centro de Controle e Comando Geral dos Grandes Eventos, equipe composta por representantes de órgãos de controle e fiscalização de passageiros, que funcionará em período integral no Rio de Janeiro.

Com o objetivo de estabelecer os procedimentos para a importação de produtos de origem animal e vegetal, de procedência estrangeira, para utilização ou consumo durante a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e a Jornada Mundial da Juventude, o Mapa publicou a Instrução Normativa N° 12, que estabelece como os países devem proceder para conseguir a autorização para o ingresso de alguns produtos.

Os produtos de origem animal e vegetal, importados pelas delegações e estrangeiros, com entrada proibida no País, serão apreendidos e devolvidos ao exterior ou destruídos, conforme o caso.

Durante a Jornada Mundial da Juventude, além dos aeroportos de Garulhos (SP) e do Rio de Janeiro (RJ), o Mapa vai reforçar os Serviços e Unidades de Vigilância Agropecuária Internacional, localizadas nas fronteiras do País, em Foz do Iguaçu (PR), Corumbá (MS), Chuí (RS), Uruguaiana (RS) e São Borja (RS).

Fonte: MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

◄ Leia outras notícias