Governo

Governo se reúne com entidades representativas da cadeia produtiva para criar Plano de Defesa Agropecuária

Goiás sai na frente mais uma vez e será o primeiro estado brasileiro a ter seu próprio PDA


Publicado em: 16/11/2015 às 08:30hs

Governo se reúne com entidades representativas da cadeia produtiva para criar Plano de Defesa Agropecuária

A defesa agropecuária desponta-se como um serviço indispensável para a ampliar a inserção e manutenção dos produtos brasileiros nos mercados cada vez mais competitivos. Para garantir essa competitividade e a segurança alimentar em Goiás, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) e da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realizará um workshop, na próxima segunda-feira (16), no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em Goiânia.

O evento, que será apenas para convidados, tem como objetivo traçar diretrizes para a criação do Plano de Defesa Agropecuário (PDA) de Goiás. O Estado é o primeiro no Brasil a criar seu próprio Plano, com base nos subsídios constantes do Plano Nacional de Defesa Agropecuária, lançado, em maio passado, pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Agora é a vez de Goiás se reunir com todas as entidades representativas da cadeia e instituições de ensino (ao todo 65) e discutir ideias e ações para o PDA estadual. Segundo o presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo a política de defesa agropecuária de Goiás deve ser entendida de forma ampla e descentralizada. “Devemos ter responsabilidades compartilhadas com os diversos segmentos e cadeias produtivas que compõe o cenário do agronegócio goiano”, acredita.

De acordo com Arthur, o PDA deverá proporcionar ações que aproximem a Agrodefesa do produtor rural, promover integração com as diversas cadeias, criar o entendimento da dinâmica da oferta e demanda de alimentos considerando as novas exigências do consumidor. “Queremos também promover ações governamentais, no âmbito federal e estadual, no sentido de avançar nas discussões do marco regulatório do agronegócio, proporcionando uma maior segurança jurídica nos investimentos previstos pelas cadeias produtivas ligadas ao segmento”, destaca ele.

O presidente acrescenta ainda que o Plano deverá fortalecer ações de segurança alimentar e nutricional, e oportunizar aos atores envolvidos canais de interlocução. Arthur fala que a Agrodefesa deverá responder à sociedade qual é o seu papel, com o objetivo de garantir a segurança alimentar, a inocuidade dos produtos, a defesa agropecuária animal e vegetal e a economia do Estado.

Para que o Plano apresente a efetividade e a eficácia esperada em Goiás, segundo Arthur, uma das importantes estratégias previstas no workshop é a compatibilização com os eixos prioritários e diretrizes preconizadas pelo PDA nacional, lançado pelo Mapa. “As recomendações das entidades que participarão do workshop deverão indicar cenários (oportunidades e desafios), diretrizes e as grandes orientações para os níveis técnico, administrativo e institucional”, defende.

O evento

O workshop, que será aberto pelo Governador Marconi Perillo, terá dois principais momentos: apresentação de palestras e mesa redonda. A primeira palestra será ministrada pelo presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, e falará sobre a Proteína Animal – Perspectivas de mercado e as exigências sanitárias.

Durante o evento o secretário de defesa agropecuária do Mapa, Décio Coutinho apresentará o Plano Nacional de Defesa Agropecuária, e em seguida o presidente da Agrodefesa Arthur Toledo fecha as palestras com o tema Construindo o Plano Estadual de Defesa Agropecuária 2015/202, e o evento será encerrado com uma mesa redonda e discussão com os convidados.

Ao final, a partir das palestras e discussões, deverão ser coletados dados que servirão de suporte para a elaboração do PDA de Goiás. Para isso, todo o evento será gravado e sofrerá processo de editoração, para torná-lo mais objetivo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Agrodefesa

◄ Leia outras notícias
/* */ --