Governo

Governo Federal fortalece agricultura familiar mato-grossense

Mais de 18 mil agricultores familiares, de 33 municípios de Mato Grosso, serão beneficiados com a entrega de máquinas pela segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal


Publicado em: 09/09/2013 às 18:30hs

Governo Federal fortalece agricultura familiar mato-grossense

A doação das retroescavadeiras e motoniveladoras será realizada nesta terça-feira (10), no município de Várzea Grande (MT), na Região Metropolitana de Cuiabá, capital do estado.

Durante o evento, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgará o total de recursos para a agricultura familiar do estado, que corresponde a mais de 86 mil estabelecimentos rurais. A previsão é de que o valor para o conjunto de ações que formam o Plano Safra chegue a R$ 700 milhões – estimativa baseada no volume de contratos das safras anteriores na região. O investimento tem o objetivo de fortalecer o setor por meio de crédito, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e compras públicas, entre outras ações.

A entrega desses equipamentos vai ser a primeira no estado, este ano. Em 2012, o Governo Federal doou 58 retroescavadeiras a municípios mato-grossenses. Com a entrega do dia 10, serão 121 máquinas e um investimento superior a mais de R$ 27 milhões. A expectativa é levar mais 275 equipamentos para as regiões do estado até 50 mil habitantes.

O delegado do MDA no Mato Grosso, Nelson Borges, explica que boa parte dos municípios contemplados com esta entrega tiveram dificuldades no escoamento da produção da safra passada, devido às condições das estradas vicinais. “A maioria desses municípios tinha problemas de escoamento e a ideia é que esses equipamentos possam apoiar a recuperação das estradas vicinais nesse período de seca, já preparando para o próximo período chuvoso. Em algumas regiões, principalmente na região noroeste, as estradas vicinais não são tão bem preparadas, construídas e, vez ou outra, têm problemas com atoleiros e rompimento de barreiras”, explica.

O município de Feliz Natal, localizado a 538 quilômetros de Cuiabá, aguarda o maquinário para fazer as manutenções nessas estradas. Segundo o prefeito José Antônio Dubiella, este é o momento de melhorar as vias de ligação do município. “Aqui na região temos mais de dois mil quilômetros de estradas vicinais. No período chuvoso, há uma dificuldade no escoamento da produção dos nossos agricultores devido às condições das vias, principalmente dos produtos perecíveis. Então, essas máquinas chegam como um reforço para a nossa manutenção”, explica. A chegada de uma retroescavadeira e uma motoniveladora vai beneficiar mais de 2,8 mil pessoas.

Apoio

O cultivo de melancia, tomates e hortaliças na propriedade do agricultor familiar Clóvis Fnith Júnior, 33 anos, do município de Aripuanã, recebeu um reforço com a chegada da retroescavadeira na região. “A nossa dificuldade não era a estrada, mas, sim, a distância que percorríamos para obter água. Solicitamos à prefeitura a retroescavadeira para que fosse possível abrir um poço perto de nós. O equipamento tem ajudado bastante”, afirma. O rio mais próximo à propriedade fica a cerca de 400 metros de distância e o poço aberto viabiliza a produção dos alimentos na região.

O equipamento chegou ao município em 2012. Na entrega do dia 10, Aripuanã receberá uma motoniveladora que contribuirá para a melhoria da infraestrutura do meio rural – benefício para mais de 1,3 mil agricultores familiares da região.

Saiba mais

As estradas vicinais são as vias de ligação do meio rural com a cidade. São esses os caminhos por onde os produtos da agricultura familiar passam até chegarem à mesa do consumidor final. Por essas vias, passam também bens e serviços que levam qualidade de vida a quem mora no campo como o ônibus escolar e a ambulância.

Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias