Governo

Flávio Bolsonaro aparece à frente de Lula em possível segundo turno, aponta AtlasIntel

Pesquisa mostra liderança de Lula no primeiro turno, mas indica cenário mais equilibrado e avanço do senador nas simulações finais


Publicado em: 25/03/2026 às 11:25hs

Flávio Bolsonaro aparece à frente de Lula em possível segundo turno, aponta AtlasIntel

A mais recente pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta-feira (25) pela AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, aponta um cenário competitivo para a eleição presidencial de outubro. O levantamento indica que o senador Flávio Bolsonaro aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um eventual segundo turno, embora a disputa esteja dentro da margem de erro.

Lula lidera com folga no primeiro turno

Nos cenários simulados de primeiro turno em que ambos aparecem como candidatos, Lula mantém a liderança com 46% das intenções de voto em todas as projeções.

Já Flávio Bolsonaro registra variação entre 36% e 42%, consolidando-se como principal adversário na disputa. Nos mesmos cenários, nenhum outro candidato ultrapassa a marca de 10% das intenções de voto, reforçando a polarização entre os dois nomes.

Segundo turno mostra empate técnico

Na simulação de segundo turno, o cenário é mais apertado. Flávio Bolsonaro aparece com 47,6% das intenções de voto, enquanto Lula soma 46,6%.

A diferença de 1 ponto percentual está dentro da margem de erro da pesquisa, indicando um empate técnico entre os candidatos.

Tendência aponta queda de Lula e avanço de Flávio

O levantamento também evidencia uma mudança gradual no cenário eleitoral desde o fim de 2025.

  • Em dezembro, Lula tinha 53% contra 41% de Flávio;
  • Em janeiro, os números passaram para 49,2% a 44,9%;
  • No mês passado, Flávio assumiu a dianteira pela primeira vez, com 46,3% contra 46,2%.

Os dados mostram uma tendência de crescimento do senador e redução da vantagem do atual presidente ao longo dos últimos meses.

Avaliação do governo Lula piora

A pesquisa também mediu a percepção dos eleitores sobre o governo federal.

A avaliação negativa da gestão de Lula subiu para 50%, ante 48% no levantamento anterior. Já a avaliação positiva recuou para 41%, frente a 43% registrados em fevereiro.

A parcela dos entrevistados que consideram o governo regular ficou em 10%, levemente acima dos 9% anteriores.

Aprovação e desaprovação do presidente

Os índices de aprovação também apresentaram piora:

  • Desaprovação: 54% (ante 52%);
  • Aprovação: 46% (ante 47%).

Os números indicam um ambiente mais desafiador para o governo, com impacto direto nas projeções eleitorais.

Metodologia da pesquisa

O levantamento da AtlasIntel ouviu 5.028 pessoas por meio digital entre os dias 18 e 23 de março.

A margem de erro é de 1 ponto percentual, o que reforça o cenário de equilíbrio técnico no segundo turno e manutenção da liderança de Lula no primeiro turno.

Contexto político

O ex-presidente Jair Bolsonaro segue inelegível após decisões do Tribunal Superior Eleitoral e não participa diretamente da disputa, o que abre espaço para novos nomes dentro do mesmo campo político.

O cenário eleitoral segue dinâmico e deve continuar sendo influenciado por fatores econômicos, políticos e pela avaliação do atual governo nos próximos meses.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --