Publicado em: 12/05/2025 às 10:45hs
Durante missão oficial à China, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se nesta segunda-feira (12) com representantes de 13 entidades do agronegócio brasileiro em Pequim. O objetivo foi fortalecer o diálogo com o setor produtivo e alinhar estratégias para ampliar a presença dos produtos brasileiros no mercado chinês, que é cada vez mais estratégico para o Brasil.
Acompanhado pelo embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, pela presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, e por secretários do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Fávaro destacou a importância da união entre governo e iniciativa privada na promoção dos produtos agropecuários brasileiros no exterior.
"Esta é a maior missão governamental já realizada na China, e vocês, empresários, são fundamentais para estreitarmos as relações e ampliarmos os negócios do agro brasileiro", afirmou o ministro. Segundo ele, a missão visa fortalecer as relações comerciais entre Brasil e China com respeito mútuo e benefícios para ambas as populações.
O embaixador Marcos Galvão ressaltou o crescimento das exportações brasileiras para a China nos últimos dois anos. "O Brasil foi, no ano passado, o país para o qual as exportações da China mais cresceram: 22%. Somos, cada vez mais, um parceiro comercial estratégico para os chineses", destacou.
O encontro contou com a presença de representantes de importantes entidades do agronegócio brasileiro, entre elas:
Além do ministro Fávaro e dos representantes das entidades, integraram a comitiva brasileira:
A reunião marcou um passo importante para a consolidação do Brasil como fornecedor confiável e estratégico para a China. A missão busca abrir novas frentes de mercado e reforçar a imagem da produção agropecuária nacional como referência mundial em qualidade, segurança e sustentabilidade.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias