Publicado em: 07/07/2025 às 18:00hs
O agronegócio do Rio Grande do Sul registrou queda nas exportações em maio de 2025, tanto em valor quanto em volume, segundo dados divulgados pela Federação da Agricultura do Estado (Farsul) nesta quarta-feira (2/7).
Apesar da retração, o setor agropecuário segue como principal responsável pelas exportações gaúchas:
No acumulado de janeiro a maio de 2025, o agro gaúcho exportou US$ 5,1 bilhões, valor 0,8% menor do que o registrado no mesmo período de 2024.
A principal causa da redução nas exportações foi a forte estiagem que atingiu o estado, afetando especialmente a soja em grão — principal produto da pauta exportadora. A queda nesse item somou US$ 146 milhões no comparativo com maio de 2024.
Outros produtos também apresentaram recuos:
Além disso, o arroz teve estoques reduzidos no ano anterior, o que limitou as vendas externas em 2025.
A China voltou a superar os 20% de participação nas exportações do setor em maio. No entanto, no acumulado do ano, o país ainda apresenta queda nas compras, especialmente de soja e carne. A retração se deve, em parte, à suspensão temporária das importações de carne de frango por causa de um surto de gripe aviária em regiões do estado.
Apesar dos desafios enfrentados em maio, o agronegócio gaúcho segue com forte presença no mercado internacional, mas depende de condições climáticas mais favoráveis e da reabertura de mercados para retomar o ritmo de crescimento.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias