Publicado em: 12/03/2013 às 10:00hs
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, participa nesta terça-feira (12), do 1º Ciclo de Palestras Técnicas em Agropecuária de Três Corações, no Sul de Minas. O evento é uma promoção da Prefeitura de Três Corações, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária.
Durante o encontro, autoridades, produtores rurais e especialistas irão discutir importantes temas, como a Agricultura de Baixo Carbono (ABC), o Cooperativismo e o Programa Estadual da Cadeia Produtiva do Leite (Minas Leite), lançado em 2005 pelo Governo do Estado.
O Minas Leite é coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), e executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). O objetivo do Programa é promover a qualidade de vida dos pecuaristas familiares, por meio da construção técnica, da organização e da gestão dos seus sistemas de produção na pecuária bovina, propiciando sua integração nas cadeias produtivas vinculadas à atividade, com foco no incremento da renda proveniente dos produtos da bovinocultura – venda de leite e animais.
O Programa já atende 1.156 propriedades rurais em todo o Estado, sendo 159 na região Sul. De acordo com o secretário Elmiro Nascimento, a expansão do Minas Leite é devida, principalmente, à expressiva adesão dos produtores do Sul de Minas, região tradicionalmente voltada para o cultivo de café. “Esses produtores têm acesso a um conjunto de boas práticas que possibilitam o aumento da produção e a melhoria da qualidade do leite com sustentabilidade”, assegura o secretário. Para participar do Minas Leite os produtores devem fazer sua inscrição em uma das unidades da Emater-MG, comprovando a condição de agricultores familiares.
Fonte: SEAPA MG - Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
◄ Leia outras notícias