Governo

DEFESA AGROPECUÁRIA: Governo vai aumentar vigilância sanitária nas fronteiras secas

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pretende lançar, ainda neste ano, um programa de vigilância em defesa agropecuária na faixa de fronteira com os dez países vizinhos


Publicado em: 21/09/2015 às 18:30hs

DEFESA AGROPECUÁRIA: Governo vai aumentar vigilância sanitária nas fronteiras secas

Para iniciar a discussão e formulação do programa, a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) reúne quarta e quinta-feira (16 e 17/09) em Brasília, técnicos das superintendências regionais do ministério que convivem mais próximo com o controle fronteiriço.

Fortalecimento - O principal objetivo do programa será o fortalecimento da vigilância fitossanitária nos 15.735 quilômetros de fronteira seca, sem descuidar do controle nos portos ao longo dos 7.367 quilômetros da costa brasileira.

Suporte - Secretário substituto da SDA, Luís Rangel, que participa dos debates, informou que a organização da defesa nas fronteiras é necessária como suporte à gestão de riscos sanitários e fitossanitários, em razão da internalização de mercadorias, bens e materiais de interesse agropecuário.

Análise - Conforme Rangel, a análise de risco e inteligência em defesa agropecuária deve compor uma estrutura de vigilância e controle moderna, executiva e mais universalizada. Segundo ele, atividades compartimentalizadas têm menor efetividade.

Fonte: Agência Brasil

◄ Leia outras notícias
/* */ --