Governo

Conheça os municípios que receberão novas rodadas de audiências do Programa Estadual de Regularização Fundiária

Em abril, 12 localidades de Minas serão contempladas com reuniões entre servidores do estado, gestores municipais e sociedade civil; política pública visa conceder títulos de propriedades rurais a agricultores familiares


Publicado em: 05/04/2022 às 11:45hs

Conheça os municípios que receberão novas rodadas de audiências do Programa Estadual de Regularização Fundiária

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com as prefeituras municipais e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), promove mais 12 audiências públicas do Programa Estadual de Regularização Fundiária durante o mês de abril. Os municípios contemplados foram selecionados via edital de chamamento público, publicizados pelo site da Seapa. 

Desde 2019, o Governo do Estado já concedeu mais de 3,8 mil títulos de terras devolutas rurais, pelo programa, a agricultores familiares que mantinham a posse dos imóveis, beneficiando cerca de 20 mil pessoas em 53 municípios. Para isso, foi aplicado um valor superior a R$ 8 milhões na política pública durante os três primeiros anos de gestão. Os recursos são destinados a serviços de georreferenciamento, à realização das audiências e outros custos operacionais. Terras devolutas são terrenos públicos que nunca pertenceram a um particular, mesmo estando ocupadas por posseiros 

Com o documento em mãos, são possibilitados, aos produtores, a obtenção de crédito rural, o investimento em melhorias nas propriedades, como instalação de poços e rede de energia elétrica, a compra maquinários, sementes e animais geneticamente melhorados, resultando em incremento à produção. A regularização também permite o acesso a políticas públicas federais, estaduais e municipais voltados para a agricultura familiar.

Integridade

O Programa Estadual de Regularização Fundiária é um compromisso da atual gestão, com tratamento prioritário, e atende a uma demanda histórica. Todo o processo é pautado pela transparência e integridade, documentado pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI) e amplamente publicizado no site da Seapa e no Diário Oficial do Estado. As audiências públicas, por sua vez, garantem o diálogo com prefeituras, órgãos de controle, entidades, agricultores e sociedade civil como um todo.

"Para que os benefícios cheguem aos agricultores, os gestores municipais devem inscrever os municípios, via edital de chamamento público, e aderir ao acordo de cooperação técnica. Cada edital tem validade de dois anos. Para a seleção, são utilizados critérios objetivos, como Índice de Desenvolvimento Humano, percentual da população rural, entre outros, observando a impessoalidade", explica o superintendente de Regularização Fundiária da Secretaria, Pedro Garcia.

Conheça a lista dos municípios contemplados em abril e datas de realização das audiências:

  • Bandeira - Data: 06/04/2022
  • Itinga - Data: 07/04/2022
  • Felício dos Santos - Data: 12/04/2022
  • Santa Rita do Itueto - Data: 12/04/2022
  • Indaiabira - Data: 12/04/2022
  • São Geraldo da Piedade - Data: 19/04/2022
  • Alvorada - Data: 19/04/2022
  • Angelândia - Data: 26/04/2022
  • Cristália - Data: 27/04/2022
  • Água Boa - Data: 27/04/2022
  • Chapada do Norte - Data: 28/04/2022
  • Padre Carvalho - Data: 28/04/2022

Fonte: SEAPA MG - Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Assessoria de Comunicação Social

◄ Leia outras notícias