Publicado em: 28/02/2014 às 16:15hs
Os fiscais da Companhia identificaram um desvio, no Mato Grosso, de 13,7 mil toneladas de milho. O produto, estimado em R$ 3,7 milhões estava depositado em uma unidade armazenadora privada no município de Sinop.
A Conab já informou o desvio ao Ministério Público e à Polícia Federal e trabalha com os órgãos estaduais e federais para rastrear o produto. A armazenadora que praticou o desfalque está impossibilitada de operar com a Conab por dois anos e terá que restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.
Também no Mato Grosso, foi verificada perda de 5,3 mil toneladas de produtos. O registro de perda durante o armazenamento, ou seja, uma redução do estoque, é natural. A perda pode ser quantitativa, quando é detectada a queda de peso do produto em função da atividade respiratória e da diminuição do teor de umidade dos grãos, ou qualitativa, quando ocorre a depreciação das características iniciais do produto.
Cerca de 22 profissionais estiveram envolvidos na primeira etapa de fiscalização. Até o final deste ano, outras sete rodadas de fiscalizações estão programadas, além das operações especiais conforme demanda dos programas operados pela Companhia.
Fonte: Conab
◄ Leia outras notícias