Governo

Conab Representa o Brasil em Encontro Regional de Mercados Atacadistas na América Latina e Caribe

Evento em Santiago reunirá especialistas para discutir modernização e transparência nos mercados hortigranjeiros


Publicado em: 03/09/2024 às 12:00hs

Conab Representa o Brasil em Encontro Regional de Mercados Atacadistas na América Latina e Caribe

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) será uma das representantes brasileiras no Encontro Regional de Mercados Atacadistas da América Latina e Caribe, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de setembro em Santiago, Chile. O evento é promovido pela Federação Latino-Americana de Mercados Abastecedores (Flama) e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O convite à Conab visa compartilhar a experiência do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), que a Companhia implementa com o objetivo de modernizar e desenvolver o setor hortigranjeiro no Brasil. Marisson Marinho, chefe da Coordenadoria de Relações Internacionais da Conab, e Juliana Martins Torres, gerente de Produtos Hortigranjeiros, serão os representantes da instituição no encontro.

A Conab apresentará a palestra “Monitoramento de Mercados e Informações ao Consumidor: A Experiência do Prohort”, que integrará o painel “Observatório e Transparência de Mercados e Informações aos Consumidores”. O Prohort foi criado pelo Governo Federal para fomentar a modernização do setor hortigranjeiro, promover a interação entre os diversos agentes da cadeia produtiva e melhorar as funções dos mercados atacadistas.

O Encontro Regional tem como objetivo discutir, por meio de diálogos técnicos e intercâmbios, práticas regionais para a modernização dos mercados de abastecimento alimentar e apoiar a criação de sistemas alimentares inclusivos, sustentáveis e resilientes. Durante o evento, também será revisado o Plano de Trabalho FAO/Flama para o período de 2024 a 2029.

Os temas abordados estão em consonância com a Política Nacional de Abastecimento Alimentar (PNAAB), que visa promover sistemas alimentares sustentáveis e saudáveis, apoiar a modernização das centrais de abastecimento e incentivar a implantação de equipamentos voltados para o abastecimento alimentar.

Além da Conab, estarão presentes no encontro outras entidades brasileiras, como as Ceasas de Porto Alegre e do Paraná, e a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimentos (Abracen), permitindo uma ampla interação entre instituições nacionais e os mercados atacadistas da região.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias