Publicado em: 25/08/2014 às 19:40hs
O prêmio é destinado aos produtores que realizam a venda e o escoamento da laranja in natura, oferecida em caixas de 40,8 kg, safra 2014, para indústrias de processamento. O objetivo é desafogar o excesso produzido este ano e remunerar o produtor com a diferença entre o preço de mercado e o preço mínimo fixado pelo Governo Federal, que é de R$ 11,45 a caixa nos dois estados.
O valor do prêmio será divulgado com até dois dias de antecedência ao leilão e será calculado pela Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os avisos correspondentes, de números 125 e 126, estão publicados no site da estatal. Esta é a terceira operação de leilão de Pepro realizada pela Conab este ano. A última, ocorrida no fim do mês passado, ofereceu a mesma quantidade do produto paranaense e 3 milhões de caixas do paulista.
O Pepro é um incentivo econômico concedido ao produtor rural ou a sua cooperativa para vender seu produto pela diferença entre o preço mínimo e o valor do prêmio equalizador arrematado em leilão.
Fonte: CONAB
◄ Leia outras notícias