Publicado em: 11/08/2025 às 09:30hs
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai realizar dois novos leilões para a compra de 41,5 mil toneladas de milho. As operações, agendadas para os dias 13 e 14 de agosto, têm como objetivo reforçar os estoques públicos destinados ao Programa de Venda em Balcão (ProVB), que atende principalmente pequenos criadores de animais em todo o país.
No dia 13 de agosto (quarta-feira), a Conab irá adquirir 12,5 mil toneladas de milho exclusivamente de agricultores familiares e suas cooperativas de produção. A medida busca garantir melhores condições de comercialização para pequenos produtores, oferecendo acesso facilitado ao mercado institucional.
Já no dia 14 de agosto (quinta-feira), será realizado um novo leilão, aberto a todos os produtores, cooperativas e fornecedores de milho, incluindo também os agricultores familiares. As compras serão feitas por meio do Sistema de Comercialização Eletrônica da Conab (Siscoe).
O milho adquirido nos leilões deverá ser entregue nos seguintes municípios:
A escolha dos locais busca reduzir os custos logísticos e agilizar a reposição dos estoques para o ProVB.
Podem participar dos leilões os produtores rurais, cooperativas, associações e comerciantes, desde que estejam:
Todos os avisos e resultados dos leilões serão divulgados no Portal da Conab.
No último leilão, realizado no dia 1º de agosto, a Conab já havia adquirido 8,5 mil toneladas de milho, que serão entregues na unidade armazenadora da estatal em Uberlândia (MG). O produto será posteriormente distribuído por meio do ProVB.
De acordo com Arnoldo de Campos, diretor de Operações e Abastecimento da Conab, a escolha dos locais de entrega é estratégica:
“A intenção é que o grão fique em locais estrategicamente selecionados, de maneira a reduzir tanto o custo de transporte como o tempo para o reabastecimento das unidades de venda da Companhia. Assim, além da melhor aplicação do recurso público, a Conab busca garantir aos criadores e criadoras a compra do produto na melhor janela de preços”.
O milho comercializado pelo ProVB é fundamental para garantir o acesso de pequenos criadores de animais, principalmente em regiões distantes dos grandes centros e polos de produção, ao alimento necessário para seus plantéis.
As operações de compra fazem parte das ações autorizadas pela Portaria Interministerial MAPA/MF/MDA nº 21/2024, em conjunto com os Ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa), Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fazenda (MF).
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias