Governo

Chile libera importação de DDG e DDGS do Brasil e amplia mercado para coprodutos do etanol de milho

Acordo sanitário entre os países abre nova frente de exportação para o agronegócio brasileiro e reforça demanda internacional por insumos da cadeia de bioenergia


Publicado em: 07/05/2026 às 13:30hs

Chile libera importação de DDG e DDGS do Brasil e amplia mercado para coprodutos do etanol de milho

O Brasil passou a ter acesso ao mercado chileno para exportação de grãos secos de destilaria (DDG) e grãos secos de destilaria com solúveis (DDGS), coprodutos gerados na produção de etanol de milho utilizados principalmente na alimentação animal. A abertura foi confirmada após a conclusão das negociações sanitárias entre os governos do Brasil e do Chile.

O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e pelo Ministério das Relações Exteriores, em nota conjunta divulgada nesta quarta-feira (29).

Novo mercado fortalece cadeia do etanol de milho

Os DDG e DDGS são subprodutos de alto valor nutricional, amplamente utilizados na formulação de rações para bovinos, suínos e aves. Com a nova habilitação sanitária, o Brasil amplia o potencial de exportação desse insumo estratégico, diretamente ligado à expansão da indústria de etanol de milho no país.

Segundo os ministérios, a abertura representa um avanço relevante para a cadeia produtiva, ao transformar excedentes industriais em oportunidades comerciais no mercado internacional.

Chile é parceiro relevante do agro brasileiro

O Chile já figura como um dos destinos importantes das exportações do agronegócio brasileiro. Em 2025, o país importou cerca de US$ 2,2 bilhões em produtos agropecuários do Brasil, com destaque para carnes, produtos florestais e o complexo soja.

A entrada dos coprodutos do etanol na pauta exportadora tende a diversificar ainda mais essa relação comercial e fortalecer o fluxo bilateral entre os dois países.

Brasil amplia presença global no agro

Com a nova autorização, o Brasil alcança 76 aberturas de mercado para o agronegócio em 2025, reforçando a estratégia de expansão internacional do setor.

O avanço é resultado de negociações sanitárias e fitossanitárias conduzidas pelo governo brasileiro, que têm ampliado o acesso de produtos agropecuários nacionais a novos mercados e fortalecido a competitividade global do país.

Perspectivas para o setor

A abertura do mercado chileno para DDG e DDGS reforça a tendência de valorização dos coprodutos da agroindústria brasileira, especialmente em um cenário de expansão do etanol de milho.

Além de agregar valor à cadeia produtiva, a medida contribui para aumentar a eficiência econômica do setor, ampliando as oportunidades de exportação e reduzindo desperdícios industriais.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --