Publicado em: 24/09/2025 às 11:35hs
O Ministério da Fazenda (MF) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com o Ministério das Finanças da China, realizaram na última quinta-feira (18/09) a Sessão Especial de Trabalho para o Desenvolvimento do Financiamento Agrícola.
O encontro foi conduzido pela secretária de Assuntos Internacionais do MF, embaixadora Tatiana Rosito, e pelo vice-ministro das Finanças da China, Liao Min, além de contar com a participação dos assessores especiais do Mapa, Carlos Ernesto Augustin e Pedro Cunto.
A reunião ocorreu no Museu do Café, instalado no prédio da antiga Bolsa Oficial de Café, em Santos (SP). O espaço, histórico para o comércio do grão no Brasil, simboliza a forte ligação entre agricultura, exportações e desenvolvimento nacional.
O encontro fez parte da agenda da delegação chinesa no Brasil, que incluiu o 2º Fórum de Cooperação Financeira Brasil-China e a 11ª Reunião da Subcomissão Econômico-Financeira Brasil-China, realizados em São Paulo nos dias 16 e 17 de setembro.
Durante esses eventos, representantes do Mapa apresentaram o Programa Caminho Verde Brasil, voltado à restauração de terras degradadas, ao aumento da produção agropecuária sem desmatamento e à atração de investimentos para o agronegócio sustentável.
Os debates em Santos tiveram como foco o aprofundamento da cooperação agrícola entre os dois países, com destaque para a troca de experiências na formulação de políticas de crédito e no desenvolvimento de mecanismos que garantam um ambiente produtivo sustentável e moderno.
Foram discutidas estratégias para ampliar a segurança alimentar e consolidar o Brasil como parceiro agrícola confiável e fornecedor de longo prazo para a China.
Como resultado das negociações, foi definida a criação de uma Força-Tarefa Brasil-China de Financiamento Agrícola. O grupo reunirá representantes governamentais e do setor financeiro para desenvolver propostas concretas de cooperação, que serão apresentadas na próxima reunião da Subcomissão Econômico-Financeira, prevista para ocorrer na China em 2026.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias