Publicado em: 25/09/2025 às 10:20hs
A ApexBrasil anunciou a abertura de um escritório em Cuiabá (MT), com o objetivo de fortalecer a promoção de produtos, atrair investimentos e gerar novas oportunidades de negócios para o estado, maior exportador da região Centro-Oeste. A medida foi confirmada durante a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou que o novo escritório estará em funcionamento até o final de 2025. “O Mato Grosso é um dos estados que mais exporta e tem o agronegócio como motor econômico. O escritório da Apex vai trazer investimentos do mundo inteiro e promover nossos produtos nos mercados internacionais”, afirmou.
O espaço será cedido nas dependências da Famato e terá como foco a promoção comercial de empresas locais, atração de investimentos, apoio à abertura de novos mercados e geração de oportunidades de negócios.
De janeiro a agosto de 2025, Mato Grosso exportou US$ 20,2 bilhões, equivalente a 9,1% do total exportado pelo Brasil no período, segundo dados do ComexStat/MDIC. Em 2024, o estado somou US$ 27,6 bilhões em vendas externas, com 72% do setor agropecuário e 26,7% da indústria de transformação.
Os principais produtos exportados incluem soja, algodão bruto, milho, carne bovina e farelos de soja, com os maiores destinos sendo China, Espanha, Turquia, Tailândia e Vietnã.
O Estudo de Oportunidades de Exportações e Investimentos da ApexBrasil, publicado em agosto de 2025, identificou 1.235 oportunidades de exportação em 21 setores do estado, com 182 países como potenciais mercados.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, ressaltou que ainda há espaço para expansão, citando como exemplo o gergelim. Mato Grosso é o maior produtor do Brasil, e recentemente a China ampliou de 31 para 61 o número de empresas brasileiras autorizadas a exportar o produto, das quais cerca de um terço são do estado, que representa 32,7% das empresas nacionais aptas a atender o maior mercado importador do mundo.
O presidente da Famato, Vilmondes Tomain, destacou que a presença da ApexBrasil vai facilitar a internacionalização do agronegócio local e abrir novos mercados. “A internacionalização com apoio da Apex vai colocar renda na mão das pessoas e transformar o Mato Grosso”, afirmou.
Segundo a diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, a agência terá foco especial em micro, pequenas e médias empresas, buscando diversificação de mercados e aumento da renda local.
Criada em 1965, a Famato integra a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e representa mais de 33 mil produtores e 94 sindicatos rurais. A entidade atua no desenvolvimento sustentável do agronegócio e na capacitação de produtores, especialmente micro, pequenos e médios, que representam 87% das empresas ativas em Mato Grosso, segundo a Receita Federal.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias