Governo

Agrodefesa realiza ciclo de palestras sobre sanidade dos citros em Goiás

Especialistas abordam prevenção e controle de doenças para fortalecer a saúde dos pomares goianos


Publicado em: 12/09/2025 às 10:20hs

Agrodefesa realiza ciclo de palestras sobre sanidade dos citros em Goiás

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) promove na próxima terça-feira (16/9), em Goialândia, distrito de Anápolis, o “Ciclo de Palestras de Citros: HLB no Estado de Goiás”. O evento acontece no Salão Paroquial da Praça Matriz, das 8h às 11h30, e tem como foco a capacitação de produtores rurais e engenheiros-agrônomos no diagnóstico, monitoramento e manejo do Huanglongbing (HLB), considerada a praga mais destrutiva para os pomares de citros.

Citricultura em expansão exige atenção redobrada

Segundo o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, a citricultura é uma das cadeias produtivas que mais cresce em Goiás e, por isso, requer ações preventivas contra pragas.

“Apesar do potencial da atividade, o HLB representa uma ameaça significativa. É essencial levar informações de qualidade aos produtores para que possam atuar de forma preventiva e consciente”, destaca.

Focos de HLB identificados em diferentes municípios

Em 2024, a Agrodefesa detectou a presença da doença em plantações de citros em Campo Limpo de Goiás, Quirinópolis e Anápolis. O gerente de Sanidade Vegetal da agência, Leonardo Macedo, reforça que ações educativas são decisivas para conter o avanço da praga.

“Eventos como este ciclo de palestras são fundamentais para ampliar o conhecimento técnico e reforçar que a defesa agropecuária depende do comprometimento de toda a cadeia produtiva”, explica.

Programação do evento

A coordenadora do Programa de Prevenção e Controle de Pragas em Citros da Agrodefesa, Mariza Mendanha, apresentará práticas de controle e manejo do HLB em Goiás. Também estão previstas:

  • Palestra “HLB: Sintomas, Controle e Monitoramento”, com a engenheira-agrônoma Verônica Kastalski de Souza (Fundecitrus);
  • Participação de Nozi Carneiro, supervisora técnica das Cadeias de Fruticultura e Horticultura do Senar Goiás.

Mariza ressalta que a falta de engenheiros-agrônomos em algumas propriedades dificulta a identificação precoce dos sintomas da praga. “Os ciclos de palestras são essenciais para levar orientação técnica diretamente aos produtores”, afirma.

Inscrições e informações

As inscrições para o Ciclo de Palestras de Citros serão realizadas no local, antes do início da programação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 3201-2398, na Gerência de Sanidade Vegetal da Agrodefesa.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias