Publicado em: 12/12/2025 às 10:00hs
O CNA Fiagro, fundo exclusivo de microcrédito lançado em 2023 pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vem mudando a vida de pequenos e médios produtores atendidos pelo programa Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Com acesso facilitado, taxas competitivas e baixa burocracia, a iniciativa está disponível em 24 Estados brasileiros e tem se mostrado um importante instrumento de desenvolvimento no campo.
Um dos exemplos de sucesso é o produtor Glauber Brustolin, de Jaraguari (MS). Quando chegou à sua propriedade, encontrou apenas a terra e cercas. “Não tinha casa, nem energia, nem poço. Só a terra e o dinheiro para fazer o pasto. Faltavam recursos para comprar o gado”, relembra.
Com o apoio da ATeG e o acesso ao crédito do CNA Fiagro, Glauber conseguiu melhorar o fluxo de compra e venda do rebanho. “O mercado mostrava sinais de melhora, então usamos o recurso para adquirir novilhas. Fizemos o giro rápido e tivemos uma rentabilidade muito interessante, tanto no ganho zootécnico quanto no comercial”, contou o produtor.
Ele destacou ainda a facilidade de contratação e o apoio técnico como diferenciais. “É desburocratizado, com taxa dentro do mercado e sem cobrança pela assistência. O crédito por si só já é ótimo, mas com a orientação do técnico conseguimos usar o investimento com mais sabedoria e facilidade para pagar.”
O técnico de campo do Senar/MS, Rafael de Oliveira, explicou que o crédito foi essencial para aprimorar o manejo da propriedade. “O objetivo principal era utilizar melhor as pastagens, então surgiu a ideia de comprar uma chorumeira para aplicar dejetos de suínos no pasto. Com o fundo, foi possível adquirir o equipamento e melhorar as condições da fazenda”, relatou.
Em Codajás (AM), a produtora Lícia Alencar também encontrou no fundo uma oportunidade de ampliar sua produção de frutas. “Fomos contemplados com o crédito que vai ajudar na compra de sementes, adubos, irrigação e mão de obra”, destacou.
Ela ressaltou a agilidade no processo de liberação dos recursos. “O que mais impressionou foi a rapidez, com menos burocracia e juros que cabem no nosso bolso, diferente de outros financiamentos. Agradeço à CNA e ao Senar pelo apoio ao produtor da nossa região”, afirmou.
De acordo com o coordenador de Empreendedorismo e Negócios do Instituto CNA, Christiano Nascif, os resultados mostram que o CNA Fiagro vai além da concessão de crédito. “Quando o Sistema CNA idealizou o fundo, o propósito era transformar vidas no campo, concedendo crédito aliado à ATeG para quem nunca imaginou que isso seria possível. Hoje comprovamos que o objetivo foi alcançado, realizando sonhos e transformando histórias de vida em histórias de sucesso”, destacou.
O CNA Fiagro atende produtores das cadeias de bovinocultura de corte e leite, agricultura anual (soja, milho, trigo, mandioca e feijão), fruticultura, cafeicultura, piscicultura, ovinocaprinocultura, apicultura, olericultura e cana-de-açúcar.
Para ter acesso ao crédito, o produtor deve possuir cadastro ativo na Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar. A solicitação é feita pelo aplicativo Conecta Produtor, e em até cinco minutos o agricultor recebe o resultado da primeira análise financeira e as orientações para seguir com o processo.
O próprio técnico da ATeG atua como agente de crédito, coletando as informações necessárias para análise da instituição gestora do fundo. Com a documentação validada, o crédito é liberado em até sete dias úteis, com parcelamento mensal ou personalizado conforme a necessidade do produtor, e prazo máximo de pagamento em 12 meses.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias