Publicado em: 09/10/2013 às 19:50hs
O Banco do Brasil informa que, no Estado, foram solicitados R$ 215 milhões para a construir cerca de 50 silos. As cidades onde serão feitos não foram informadas. Os produtores, no entanto, criticam a demora do banco e dos procedimentos do governo para os financiamentos serem liberados.
O Canal Rural informa que na fazenda do produtor Valter Peruzzi, na cidade de Vera (80 km de Sinop) o ritmo é de obras. O armazém, com capacidade para 35 mil toneladas de grãos, começa a tomar forma. A construção é financiada pela iniciativa privada. O produtor resolveu não esperar a liberação da verba federal. "Gasta tempo e papel não seca nem guarda os grãos. Tem que fazer a conta e construir", disse.
A produção de Mato Grosso disparou nos últimos anos e o Estado não tem mais capacidade para armazenar as consecutivas supersafras. Com o milho já colhido -e centenas de toneladas ficaram a céu aberto em Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop e demais cidades- e a chegada da safra de soja, a oferta de grãos deve passar de 45 milhões de toneladas, enquanto a capacidade de armazenagem do Estado é para apenas 28 milhões de toneladas.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
◄ Leia outras notícias