Crédito Rural

A contribuição do compliance para concessão do Crédito Rural

Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a participação do agronegócio no PIB brasileiro passou de 20,5% em 2019 para 26,6% em 2020, representando, em valores monetários, quase R﹩ 2 trilhões


Publicado em: 30/04/2021 às 09:40hs

A contribuição do compliance para concessão do Crédito Rural

A movimentação do setor impacta diretamente na nossa economia e apesar da pandemia causada pelo coronavírus, a expectativa para o ano é de um crescimento expressivo. 

Entre os fatores favoráveis ao segmento, está o crédito rural, criado para auxiliar produtores, associações e cooperativas para a expansão, investimento e custeio da produção e comercialização de produtos agropecuários, fazendo toda a diferença na hora de expandir os negócios, seja na aquisição de maquinários ou tecnologias para o monitoramento do plantio, por exemplo. 

A concessão desse benefício acabou se tornando mais burocrático até mesmo para pequenas e médias companhias, principalmente após as fraudes envolvendo grandes empresas e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em 2017. A perda de credibilidade impactou na visão de bancos e cooperativas na liberação de crédito. 

Por isso, há cerca de cinco anos foi criado o Selo Agro+Integridade, com o intuito de trazer mais transparência para o setor e incentivar as empresas do ramo a terem boas práticas de integridade, ética, sustentabilidade ambiental e responsabilidade social. Instituições que possuem este certificado demonstram ao mercado que estão preocupadas com a sua imagem, tendo em vista que, para obter a autenticação é preciso muito mais que apenas evitar casos de fraudes. 

Nesse contexto, é necessário investir em compliance no agronegócio: estar em dia com questões trabalhistas, tributárias, fiscais, ambientais e jurídicas é ainda maior atualmente e acultura dos programas de integridade faz total diferença, pois representa uma obrigação no cumprimento de normas e conduta ética. Como resultado, é possível ter uma visão de todos os aspectos que envolvem uma organização e, assim, evitar problemas futuros no que tange à créditos. 

O compliance também permite antecipar situações de riscos, evitar sensações legais, valorizar a imagem da marca, atrair investidores e conscientizar os colaboradores a identificarem situações suspeitas, além de prevenir casos ilícitos envolvendo a empresa, facilitando negociações e crédito rural de forma mais fácil. 

Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) da internet e outras bases de conhecimento 

Fonte: PiaR COMUNICAÇÃO

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