Assuntos Jurídicos

Procuradoria Federal impede retirada de famílias de fazenda em Pará de Minas

A Procuradoria Federal Especializada junto ao Incra/MG (PFE/Incra) impediu, nesta terça-feira (03), que as cerca de 20 famílias que ocupam a Fazenda Limeira, no município de Pará de Minas (MG), fossem retiradas do imóvel ao conseguir colocar em pauta julgamento de recurso que tinha cancelado imissão de posse da Fazenda ao Incra


Publicado em: 05/12/2014 às 09:40hs

Procuradoria Federal impede retirada de famílias de fazenda em Pará de Minas

A terceira turma do Tribunal Regional Federal (TRF) em Minas Gerais negou provimento ao agravo de instrumento dos proprietários o que mantém a posse para a autarquia e permite continuar o processo de desapropriação.

A fazenda Limeira, com 405 hectares, foi avaliada por peritos do Incra em cerca R$3,5 milhões. Como a capacidade de assentamento é de 20 famílias, o valor superou os R$140 mil por família estabelecido como teto pela Portaria nº 7/2013 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Desta forma, foi necessária autorização especial do ministro para prosseguir o processo de desapropriação.

O decreto presidencial, publicado no Diário Oficial da União (DOU), em 21 de maio de 2004, declarou a área de interesse social para fins de reforma agrária. Contudo, o documento foi questionado por mandado de segurança impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF) que se manifestou favorável ao Incra. A imissão na posse foi ocorreu em maio deste ano. Com a decisão recente, o Instituto pode continuar com os procedimentos administrativos par a criação de assentamento rural na propriedade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Incra/MG

◄ Leia outras notícias
/* */ --