Assuntos Jurídicos

PF deflagra ação para apurar suspeita de corrupção no Ministério da Agricultura

Alvo da Operação Pasteur são servidores do Mapa encarregados de fiscalizar as indústrias do leite


Publicado em: 19/12/2014 às 10:10hs

PF deflagra ação para apurar suspeita de corrupção no Ministério da Agricultura

Foi deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira, a Operação Pasteur, que cumpriu 16 mandados judiciais expedidos pela 1ª Vara Federal de Lajeado. O objetivo é apurar a possível prática de corrupção por servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) encarregados de fiscalizar as indústrias de leite.

Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva, 11 de busca e apreensão e quatro cautelares de afastamento da função pública. As ações policiais se concentram na Região do Vale do Taquari e contam com o apoio de servidores do Mapa lotados em Porto Alegre. A PF iniciou a investigação há quatro meses, a partir de informações repassadas pelo Ministério Público Estadual.

Conforme as investigações da PF, cinco servidores cobrariam propina em indústrias do Vale do Taquari — sendo que alguns funcionários já praticavam o suborno há pelo menos 20 anos.

Em nota, o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) afirmou que, entre os denunciados, "apenas um é fiscal federal agropecuário". De acordo com a entidade, "o mais importante, neste momento, é descolar esta prática, que é isolada, da fraude do leite que vem sendo investigada pelo Ministério Público, com o apoio diligente de Fiscais Federais Agropecuários".

Fonte: Zero Hora

◄ Leia outras notícias
/* */ --