Assuntos Jurídicos

Lei Agrícola dos Estados Unidos dinamiza agricultura das Américas

Videoconferência do IICA promove debate sobre os reflexos da norma editada pelo governo norteamericano em fevereiro


Publicado em: 08/10/2014 às 13:40hs

Lei Agrícola dos Estados Unidos dinamiza agricultura das Américas

Videoconferência do IICA promove debate sobre os reflexos da norma editada pelo governo norteamericano em fevereiro. Analistas recomendam que países latinoamericanos ampliem seguros aos produtores

Especialistas alertam que a nova Lei Agrícola dos Estados Unidos de 2014 (conhecida como Farm Bill) inclui mudanças que desafiam gestores públicos e produtores do continente. Os efeitos da norma serão debatidos em uma videoconferência nesta quinta-feira (09), a partir das 13h15min, com a participação de Anne Effland, do Economic Research Center, do United States Departament of Agriculture (USDA), orgão responsável pela política agrícola do governo dos Estados Unidos. Também participam do debate o pesquisador sênior do International Food Policy Research Institute (IFPRI) e professor da Universidade Virginia Tech, David Orden; o chefe do Departamento de Assuntos Internacionais da Oficina de Estudios y Políticas Agrarias (Odepa), Rodrigo Contrerar Álvarez; e o diretor-adjunto do Centro Latino-americano para a Competitividade e o Desenvolvimento Sustentável da Escola de Negócios Incae-Costa Rica, Victor Umaña.

O evento será promovido pelos escritórios de representação do Instituto no Brasil e nos Estados Unidos e faz parte de uma séria de 12 seminários sobre Políticas públicas agrícolas nas Américas face à agenda pós-2015 de desenvolvimento. O moderador será Joaquín Arias, especialista em políticas e análises setoriais do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). A videoconferência poderá ser acompanhada na sede do IICA em Brasília (SHIS QI 03 Lote A Bloco F – Centro Empresarial Terracota) ou pelo link www.iica.org.br/CicloPoliticasAgricolas. Pede-se que as presenças sejam confirmadas pelo email andrea.restrepo@iica.int.

Governos devem investir em segurança jurídica

Recentemente o diretor-geral do IICA, Víctor Villalobos, enviou uma nota técnica aos ministros da Agricultura dos 34 países-membros do Instituto em que recomenda que sejam adotadas políticas de Estado para a estabilidade e segurança jurídica do setor agrícola da região.

A nota do IICA alerta que a nova lei implementa uma rede de seguridade agrícola e cobertura de riscos para os produtores norteamericanos, o que lhes assegura margens de lucro e maiores volumes de produção. A Farm Bill ainda garante vantagens para os produtos agrícolas americanos nos mercados.”Entre as políticas a ser promovidas pelos países da América Latina e Caribe estão a necessidade de melhorar a gestão integral de riscos, o que implica novos esquemas de seguros agrícolas mais desenvolvidos e com maior cobertura”, disse Arias.

O documento do IICA avalia que a nova regulação também fomenta os empreendimento rurais, gera maior valor agragado, atrai os jovens para o campo e incrementa a produção orgânica nos Estados Unidos. “A Farm Bill está respaldada em grande disponibilidade de recursos. Os Estados Unidos apoiam a competitividade de seus produtores ao dar-lhes garantias frente a oscilações de preços e riscos climáticos, o que reduz os riscos da atividade”, explica o especialista em análises estratégicas do IICA, Hugo Chavarría.

 

Fonte: IICA Brasil

◄ Leia outras notícias