Assuntos Jurídicos

Dicamba: Agricultores dos EUA processam EPA

"Dicamba é uma ferramenta vital"


Publicado em: 13/11/2020 às 08:40hs

Dicamba: Agricultores dos EUA processam EPA

Produtores de soja e algodão dos Estados Unidos entraram com uma ação contra o registro da Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) do herbicida dicamba para uso em plantações de soja e algodão geneticamente modificadas para resistir a aplicações "exageradas" de dicamba. A recente decisão de registro de cinco anos da EPA irá equipar os produtores com uma ferramenta essencial de gerenciamento de ervas daninhas para a safra de 2021 e além. No entanto, o processo alega que alguns aspectos da decisão de registro, incluindo requisitos de buffer e cortes de aplicação, são "problemáticos para os produtores, que dependem de acesso razoável e consistente a dicamba para uso em soja e algodão [tolerante a dicamba]". 

"Agradecemos os esforços da EPA para registrar novamente o dicamba para uso na soja, mas gostaríamos de chamar a atenção para algumas questões para uma análise mais aprofundada: primeiro, os amortecedores que serão impostos e, em segundo lugar, a data limite de uso de 30 de junho para a soja”, disse o líder dos produtores de soja, Bill Gordon, um produtor de Worthington, Minnesota. "Dicamba é uma ferramenta vital em nossa caixa de ferramentas de proteção de safras para gerenciar com eficácia ervas daninhas prejudiciais e apoiamos totalmente a manutenção do acesso a dicamba e o restante do novo registro intacto”, completa. 

A EPA registrou recentemente o dicamba para uso em soja e algodão tolerantes à dicamba sob a Lei Federal de Inseticidas, Fungicidas e Rodenticidas (FIFRA). Ao fazer isso, a EPA impôs uma série de condições de aplicação e uso aos produtores de soja e algodão, que são os usuários finais do produto. 

“Em particular, várias condições de registro impõem restrições de cultivo e interrompem as safras, o que diminuirá a produtividade das safras, reduzirá a produtividade e aumentará os custos operacionais. Algumas dessas condições são significativamente mais rigorosas do que aquelas encontradas em registros de dicamba anteriores”, observou o processo. 

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias