Assuntos Jurídicos

Audiência discute fim de parceria entre BRF e produtores em MG

Criadores de peru buscam apoio para retomada das negociações. Contratos de 78 granjeiros do Triângulo e Alto Paranaíba foram encerrados


Publicado em: 12/08/2013 às 13:10hs

Audiência discute fim de parceria entre BRF e produtores em MG

Produtores rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que tinham parceria com a BRF para a criação de perus em sistema integrado, participaram nesta sexta-feira (9) de uma audiência pública na Câmara de Uberlândia. O objetivo foi buscar apoio para a retomada das negociações com a empresa, já que os contratos de 78 granjeiros foram encerrados, e o número pode chegar a 150 de acordo com a Associação dos Granjeiros Integrados.

Além da suspensão dos contratos – que começou em maio – os integrados também reclamaram das condições oferecidas pela empresa. “Foi pedido que arrumássemos os aviários e os organizasse para receber novas aves. E, 30 dias após o investimento feito, eles fizeram o anúncio de que não seríamos mais integrados”, contou Claiton Luiz de Lima, criador que teve o contrato encerrado em junho e disse que o prejuízo dele já chegou a R$ 34 mil.

Os criadores devem enviar uma carta ao Ministério Público com as reivindicações apresentadas na discussão. “Dentre elas, algumas que eu gostaria de pontuar: primeiro, a retomada imediata da mesa de negociação para garantir um reajuste que venha pelo menos a cobrir nossos custos de produção. Segundo, apresentar um plano de metas, para poder recompor essas perdas que tivemos em seguidos anos desde o início da parceria. Em terceiro, exigir que esses produtores, que a BRF já informou que serão desligados, tenham indenizações a altura”, afirmou o criador Thiago Fernandes.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Tiago Fonseca, as negociações serão feitas pelo sindicato. “Nós vamos assumir essa negociação. Colocar todo mundo na mesa de novo para tentar começar um novo acordo e ver se chegamos num fator comum para que essas pessoas não deixem de produzir para eles”, disse.

Nenhum representante da BRF compareceu à audiência. Mas, em uma carta enviada à Câmara, a empresa afirmou sempre cumprir com os contratos assumidos com os integrados, participar das reuniões do sindicato e que continua aberta a conversa com os produtores.

A BRF também informou, em nota, que a decisão de encerrar a parceria com os produtores de peru foi comunicada no mês de maio à Associação dos Granjeiros Integrados do Triângulo Mineiro e que o fato deve-se à queda de demanda pelo produto, principalmente no mercado internacional. Ainda de acordo com a empresa, os produtores serão ressarcidos de acordo com os valores estabelecidos em contrato.

Abraço simbólico

No início da tarde desta sexta-feira (9), cerca de 120 produtores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba participaram de uma manifestação, visto o encerramento dos contratos. Os veículos dos criadores seguiram do Sindicato Rural até a sede da BRF, no Bairro Jardim Brasília. Já no local, eles deram um abraço simbólico e faixas com reivindicações foram colocadas na cerca da unidade.