Agricultura Familiar

Tecnoagro Familiar II na EFAPI 2013

Panificados, salames, copa, presunto, queijos, nata, requeijão, doces, conservas, melado, açúcar mascavo, vinhos e sucos


Publicado em: 07/10/2013 às 12:20hs

Tecnoagro Familiar II na EFAPI 2013

Esses são alguns dos produtos expostos na Tecnoagro Familiar II que acontece na Efapi 2013 no pavilhão da Secretaria da Agricultura e Pesca de Santa Catarina. O principal objetivo do espaço é mostrar a qualidade e valorizar os produtos oriundos da agricultura familiar, visando especialmente o mercado consumidor. A mostra é organizada pela Secretaria da Agricultura e Pesca de Santa Catarina, Prefeitura de Chapecó, Epagri e Cidasc.

De acordo com o coordenador do espaço e médico veterinário da Epagri, Clair Lorenzett, estão participando da exposição agroindústrias familiares com o principal objetivo de divulgar e promover os produtos vindos das pequenas propriedades. Segundo ele, a agroindústria familiar do Estado produz inúmeros produtos que ainda não são conhecidos pelo mercado consumidor e espaços como a Tecnoagro Familiar II são essenciais para mostrar e divulgar o que é produzido. Segundo ele, estão em exposição na Tecnoagro Familiar II produtos de mais de 50 famílias. Durante os dias da Efapi 2013 o público poderá degustar os produtos e conferir inúmeras apresentações culturais que visam valorizar a cultura regional, como apresentações de viola, bandas e grupos de danças.

Um dos stands da Tecnoagro Familiar II é o SC Rural, que apresenta projetos apoiados pelo Governo do Estado, recebendo recursos para compra de equipamentos, visando melhorar os processos produtivos e também para a estruturação de espaço para comercialização dos produtos. Segundo Leila Angela Tirelli, extensionista da Epagri de Ponte Serrada, o programa SC Rural está disponível para todos os municípios do Estado, basta buscar as informações e dados sobre o projeto. Ela comenta que especificamente na região oeste, mais de 10 municípios estão inseridos no Programa SC Rural, entre eles, Chapecó, Ponte Serrada, Quilombo e Xaxim. “São mais de 500 famílias envolvidas nesse projeto, que podem mostrar e vender seus produtos devido ao apoio que recebem do Governo do Estado”, destacou.

Leila explica que, por exemplo, em Ponte Serrada, município que ela atende enquanto extensionista da Epagri, os agricultores não tinham um espaço para comercialização de seus produtos. “Muito mais do que o apoio financeiro, estar no mercado, conseguir mostrar os produtos e obter renda para a família é o que mais agrega aos agricultores, pois valoriza a cultura e a tradição dessas famílias”, enfatizou.

O presidente de honra da EFAPI 2013 e Secretário de Estado da Agricultura e Pesca, João Rodrigues, ressaltou que SC está avançando por meio do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). “O espaço da Tecnoagro Familiar na Efapi é destinado a valorizar o pequeno empreendedor, que vem crescendo constantemente e, inclusive, comercializando seus produtos para outros Estados”.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias