Agricultura Familiar

Sistema de irrigação adaptável a propriedades da agricultura familiar

Com o objetivo de demonstrar um sistema de irrigação que se adapta à maioria das propriedades, especialmente em áreas de pastagens e lavouras de grãos, uma demonstração de método e equipamentos foi realizada em Nova Candelária, noroeste do Estado.


Publicado em: 27/08/2013 às 13:50hs

Sistema de irrigação adaptável a propriedades da agricultura familiar

A proposta foi apresentada pela Emater/RS-Ascar e pela Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Agropecuária Conesul, na última quinta-feira (22/08), na propriedade da família de Pedro Bruinsma, localizada na localidade de Sanga Bela. O sistema demonstrado é composto por equipamentos que podem ser adaptados à maioria das propriedades, especialmente em áreas de até 12 hectares, dependendo da disponibilidade de água para irrigação.

O extensionista da Emater/RS-Ascar, engenheiro de produção Elir Paulo Pasquetti destacou que existem diferentes linhas de crédito para irrigação, com destaque para o Programa Mais Água Mais Renda, coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA), e o Programa Irrigando a Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). Pasquetti explicou ainda sobre a atenção necessária a questões como licenciamento ambiental, outorga de uso da água e fluxo dos projetos de financiamento.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias