Agricultura Familiar

Seagri/AL vacina pintinhos do Programa de Avicultura Familiar

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), realizou, nesta quinta-feira (14), a vacinação de 6 mil pintinhos, que fazem parte do segundo lote adquirido para o Programa de Avicultura Familiar Sustentável de Alagoas (PAF)


Publicado em: 15/03/2013 às 11:50hs

Seagri/AL vacina pintinhos do Programa de Avicultura Familiar

As aves estão num aviário-pulmão, no município de Palmeira dos Índios, onde devem ficar até completar 28 dias de vida. Depois disso, serão entregues para 100 agricultores familiares de dois municípios cadastrados no programa. O PAF é um dos projetos da Seagri no Alagoas Tem Pressa.

De acordo com o gestor do PAF pela Seagri, Dênnis Calheiros, a vacinação foi para prevenir Newcastle e Gumboro, doenças que tanto atingem aves domésticas quanto selvagens. Segundo ele, os animais já são adquiridos vacinados contra essas duas doenças, mas é preciso aplicar uma segunda dosagem após sete dias. “Com 21 dias, a terceira dose é aplicada, mas só da vacina contra Gumboro”, detalhou.

A ação também foi acompanhada pelo coordenador do PAF, Leandro Basile, e pelos técnicos do programa. “O PAF é mais uma iniciativa do Governo para as famílias do Semiárido e do Agreste, por determinação do governador Teotonio Vilela. Já comprovamos que a criação de galinha caipira, de forma organizada, gera ocupação e aumenta a renda das famílias. Para isso, contamos com parceiros que atuam em diversos setores da cadeia produtiva, fomentando a produção e a comercialização do produto”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

Ao todo, mil produtores familiares em 14 municípios serão incluídos no PAF. Para isso, a cada mês a Seagri vai receber novos lotes de pintinhos e de ração. Cada produtor receberá 60 aves, sendo 30 de corte e 30 para postura. Após 90 dias, recebe mais 40 aves de corte, além de ração.

Para começar a atividade, os agricultores também receberão assistência técnica específica e terão prioridade para vender ovos e frango abatido ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em seu município.

Além da Seagri, são parceiros do PAF a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Alagoas (Ictal) e o Sebrae/AL.

Fonte: Agência Alagoas

◄ Leia outras notícias