Publicado em: 02/09/2013 às 19:00hs
Na tarde desta segunda (02), em Montes Claros (MG), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou 14 patrulhas agrícolas mecanizadas – um investimento de cerca de R$ 1,9 milhão, recursos oriundos de emenda parlamentar, que irá beneficiar mais de 3 mil famílias de pequenos produtores rurais, totalizando mais de 15 mil pessoas diretamente beneficiadas.
Receberam as patrulhas os municípios de Francisco Sá, Coração de Jesus, Buritizeiro, Funilândia, Brasilândia, Brasília de Minas, Serra da Saudade, Estrela do Indaiá, Japonvar, Glacilândia, Ponto Chique, Lontra e Espinosa - este último recebendo dois kit’s, que é composto, cada um, por um trator agrícola, uma grade aradora hidráulica, uma batedeira de cereais, um distribuidor de calcário e sementes, uma ensiladeira/picadeira, uma carreta agrícola, uma plantadeira e uma roçadeira de arrasto.
Participaram do evento de assinatura dos termos de doações, além do superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Dimas Rodrigues, os 13 prefeitos dos municípios beneficiados e representantes das comunidades rurais diretamente beneficiadas pela ação, já que algumas dessas doações foram feitas diretamente às associações de pequenos produtores rurais.
Com a ação, a Codevasf aposta no aumento da área cultivada pela agricultura familiar, ampliação da renda rural e maior acesso a novas tecnologias de produção, além da redução do tempo e do custo com o preparo do solo pelo agricultor familiar e o aumento da produção e maior oferta de alimentos à população. Outro resultado esperado por técnicos da Companhia é o combate à desigualdade e à pobreza no meio rural, com maior segurança alimentar.
Para o prefeito de Francisco Sá, Denílson Rodrigues Silveira, o recebimento do maquinário agrícola poderá reconduzir o município ao posto de maior produtor de alho de Minas Gerais, como já foi durante a década de 70 e metade dos anos 80.
Já Antônio Magalhães de Araújo Neto, prefeito de Coração de Jesus, afirmou que este maquinário será a solução para muitas comunidades rurais do município.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf
◄ Leia outras notícias