Agricultura Familiar

Parceria do Grupo Carrefour Brasil com Central do Cerrado fortalece agricultura familiar

Produtos do Cerrado brasileiro serão oferecidos nas lojas do Carrefour no Distrito Federal, fortalecendo iniciativa que capacita e ajuda a desenvolver pequenos produtores


Publicado em: 27/08/2021 às 13:00hs

Parceria do Grupo Carrefour Brasil com Central do Cerrado fortalece agricultura familiar

O consumidor atual está cada dia mais preocupado com uma alimentação composta por itens produzidos de maneira social e ambientalmente sustentáveis. Alinhado ao compromisso global de facilitar o acesso a esse tipo de produto a um número cada vez maior de pessoas, o Grupo Carrefour Brasil estabeleceu uma parceria com a Central do Cerrado, cooperativa que reúne diversas organizações comunitárias, para fornecimento de produtos regionais, especialmente da biodiversidade nativa, em suas lojas no Distrito Federal. 

Os itens coletados e produzidos no Cerrado por comunidades agroextrativistas já estão sendo oferecidos nos Espaços Saudáveis do Carrefour, corredores instalados nas lojas para concentrar a oferta de alimentos com tais características. Estes itens começaram a chegar às lojas em julho e estarão disponíveis em todos os 3 hipermercados e 6 unidades Bairro da rede na capital federal até o final de setembro. 

"A parceria da companhia com a Central do Cerrado é motivo de orgulho para a companhia. Por meio dela, contribuímos para a aceleração de negócios comunitários enquanto fortalecemos o Act for Food, compromisso global da companhia que tem o objetivo de tornar a alimentação saudável acessível a todos", explica Lucio Vicente, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. "Entre as diversas ações realizadas, trabalhamos para a ampliação da oferta de produtos frescos e saudáveis em nossas lojas, respeitando e valorizando as regionalidades. Nisso se insere o trabalho conjunto com a Central do Cerrado", completa. 

Dentre os cerca de 30 produtos que serão disponibilizados nas lojas do Carrefour estão a castanha de baru, polpas de fruta congelada, pestos feitos com baru, açafrão (cúrcuma), urucum, farinha de mandioca, óleo orgânico de coco de babaçu, geleias e doces orgânicos de umbu, flocos de milho não transgênico, açúcar mascavo, entre outros. Todos os itens terão o selo da agricultura familiar e são cultivados com base na produção agroecológica e economia solidária. 

"A parceria com o Grupo Carrefour Brasil, iniciada neste ano, será importante para os produtores comunitários ligados às várias associações e cooperativas de agricultura familiar que fazem parte da Central do Cerrado. Por meio dela, conseguimos atuar com mais força no mercado do varejo, fortalecendo a nossa atuação e trazendo bons resultados futuros para as comunidades produtivas, consumidores e o planeta como um todo", explica Luis Roberto Carrazza, Secretário Executivo da Central do Cerrado. 

A parceria com a Central do Cerrado faz parte de um projeto maior do Grupo Carrefour Brasil, financiado via Fundação Carrefour, que capacita e ajuda a desenvolver pequenos produtores e cooperativas de comunidades tradicionais. Conectado à Plataforma de Embarque de Pequenos Produtores da companhia, o projeto também oferece a oportunidade aos produtores regionais e comunidades tradicionais de comercializarem seus produtos nas unidades da rede. Com isso, portas de novos mercados são abertas para os produtos do bioma, o que estimula a conservação dos ecossistemas e o desenvolvimento sustentável dessas comunidades. 

Atualmente, a Central do Cerrado atende 5 mil famílias, sendo que só no Mosaico Sertão Veredas Peruaçu o projeto beneficia cerca de 500 delas, onde mais de 100 produtores são capacitados com o objetivo de aprimorar os processos extrativistas e a gestão dos negócios. O projeto envolve também a elaboração de um modelo de fornecimento e de comercialização, com o objetivo de incorporar frutos nativos no portfólio das lojas.