Agricultura Familiar

Novo Boletim da Agricultura Familiar dá destaque para cadeia produtiva do leite

Já está disponível no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a publicação “Boletim da Agricultura Familiar”, volume 1, número 3, novembro de 2021


Publicado em: 06/12/2021 às 13:10hs

Novo Boletim da Agricultura Familiar dá destaque para cadeia produtiva do leite

Nesta edição, a analista e engenheira agrônoma da Conab, Clarissa de Albuquerque Gomes, da Superintendência Regional de Pernambuco, e o gerente de Produtos Pecuários, Fabiano Borges de Vasconcellos, apresentam importantes informações sobre o leite, no artigo intitulado “Leite na Agricultura Familiar”. No texto, os autores abordam aspectos relacionados ao mercado, aos dados da produção, à atuação da Companhia e também os principais desafios para o setor.

Ainda no boletim, a colaboradora da Conab Andrea Fortes, que integra a Superintendência Regional do Pará e é doutoranda em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), traz uma análise sobre os produtos florestais não madeireiros, muitos deles ligados a cadeias produtivas da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). Ela ressalta o potencial desse tipo de produto e a sua importância para as comunidades que trabalham com eles.

Finalmente, na seção “Opinião do Produtor”, a Jornalista Flavia Agnello Silva Bravo, da Superintendência de Marketing e Comunicação (Sumac/Conab), entrevista trabalhadores rurais que relatam os benefícios gerados pelas políticas públicas do governo federal, executadas por meio dos programas da Conab, entre elas o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da agricultura familiar, atual Alimenta Brasil (PAB).

A publicação - O boletim possui uma periodicidade bimestral e oferece a análise de informações sobre a agricultura familiar. A cada edição são abordados diversos temas que estão em destaque naquele momento. O objetivo da publicação é atender o homem do campo, gestores públicos e integrantes da academia que consomem as informações divulgadas pela Conab. Vale lembrar também que o boletim possui outras seções temáticas como preços, comercialização, políticas públicas e crédito rural.