Publicado em: 06/12/2013 às 19:00hs
O evento, que reúne também prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e entidades, prossegue nesta sexta-feira até às 17h.
Segundo o secretário, representações de municípios da Grande Dourados e do Cone-Sul estão participando do encontro que tem como objetivo não só dar orientação, por meio de palestras, aos produtores como paralelamente oferecer Dia de Campo para que vejam técnicos para o desenvolvimento do setor.
Landmark lembrou como fator positivo a socialização da informação para ajudar os pequenos a produzir mais fácil e em maior quantidade é um fator.
Na abertura do evento, o prefeito Murilop Zauith disse que é dos municípios a obrigação de ajudar, criando condições de logística e levando tecnologia para esses produtores.
O encontro é promovido pela Prefeitura de Dourados, Embrapa Agropecuária Oeste, Sebrae/MS e Agroform, e está sendo realizado na sede da Embrapa, na BR-163, saída para Caarapó.
O deputado estadual Laerte Tetila destacou a importância da agricultura familiar na composição da economia brasileira.
O também deputado estadual Cabo Almi disse que a principal preocupação deve ser tirar o produtor da informalidade.
Já delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no MS João Batista dos Santos, o João Grandão, disse que o Ministério está à disposição da prefeitura para desenvolver projetos.
O vereador Dirceu Longhi elogiou o prefeito Murilo pela criação da secretaria.
Para o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão, a agricultura familiar é estratégica para qualquer economia.
Tito Estanqueiro, diretor-técnico do Sebrae, enalteceu o trabalho que a Prefeitura de Dourados está fazendo em benefício da agricultura familiar. Falou da importância da Embrapa na produção de pesquisa e destacou o PAIS (Produção Agroecológica Integrada Sustentável), desenvolvido pelo Sebrae, Banco do Brasil e prefeituras, que já tem 10 hortas em Dourados. “Vamos trazer mais 20 hortas para Dourados”, afirmou.
O chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus, se disse muito feliz por abrir as portas da unidade para o evento.
Participaram ainda da abertura os prefeitos de Amambai Sérgio Barbosa, Maria Viana de Deodápolis, Mário Valério de Caarapó, o vice-prefeito de Dourados Odilon Azambuja, vice-prefeitos, vereadores, o superintendente regional do Banco do Brasil em Dourados Paulo Sérgio Belmonte Gomes, a assessora técnica da CNA Maria do Carmo Santos Teixeira, presidentes de entidades e outros representantes de instituições.
O evento tem apoio Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Pesca e Aquicultura, Banco do Brasil, UFGD, Agraer, NIJPAO-MS, ADT-GD, Proex, Funai, Granol, Seprotur, Caixa, Uems, APOMS, Sindicato Rural de Dourados, Unigran, MSPeixe, Assentamento Lagoa Grande e Amparo.
Fonte: Correio do Estado
◄ Leia outras notícias