Agricultura Familiar

Governo e UFT firmam acordo que beneficiará agricultores familiares

A ação pretende melhorar a qualidade de vida do agricultor familiar do crédito fundiário


Publicado em: 11/03/2014 às 13:50hs

Governo e UFT firmam acordo que beneficiará agricultores familiares

Representantes da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e da Universidade Federal do Tocantins (UFT) reuniram-se na tarde desta sexta-feira, 07, para firmar acordo de cooperação técnica para a realização do diagnóstico participativo do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). A ação será realizada com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e atenderá 30 assentamentos de agricultores familiares no Tocantins até o fim do ano.

O diagnóstico é uma das etapas de reestruturação das unidades produtivas do PNCF. A coordenadora do diagnóstico participativo pela UFT, Gisele Paiva, destacou a importância desse acordo de cooperação. “A parceria entre as instituições agrega muitos valores. A Seagro colabora com o conhecimento prático, e a UFT com a parte científica e metodológica”. Gisele ainda afirmou que em abril será realizada a ação piloto, e posteriormente, a capacitação das equipes para a realização do diagnóstico.

O coordenador de crédito fundiário da Seagro, José das Crianças Lopes, explicou que a ação pretende melhorar a qualidade de vida do agricultor familiar do crédito fundiário. “Através dessa reestruturação, podemos propor soluções de infraestrutura e produção para o pequeno produtor”. O PNCF tem como objetivo permitir a aquisição de terra e infraestrutura básica e produtiva por quem tem pouca ou nenhuma terra.

Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro

◄ Leia outras notícias