Agricultura Familiar

“Foi a realização de um sonho”, diz ex-aluno que criou os produtos Di Primera

Filhos e netos de produtores rurais, três irmãos de Tombos, na Zona da Mata, alimentaram um sonho que se concretizou com o auxílio do curso de Embutidos e Defumados do SENAR MINAS


Publicado em: 29/08/2014 às 07:50hs

“Foi a realização de um sonho”, diz ex-aluno que criou os produtos Di Primera

Alguns meses após o capacitação, surgiram os produtos congelados e resfriados “Di Primera”. No sábado e domingo (30 e 31) eles estarão em BH participando da Feira Aproxima como um dos expositores do SENAR, na Lagoa da Pampulha.

Um dos irmãos, Pedro Nunes Monteiro de Barros Guimarães, participou do curso, que foi oferecido em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “O SENAR foi fundamental porque a nossa qualificação ocorreu no curso”, contou.

Para ele, criar a Di Primera era um projeto antigo. “Vivemos parte da vida no Sul do Brasil, onde a indústria de transformação é bastante difundida. Então ficou como um projeto latente em nossas mentes esperando a hora de ser viabilizado. E aí surgiu a Di Primera. É a realização de um sonho que surgiu para tentar agregar valor à produção e aumentar a qualidade de vida em um futuro próximo”, explicou.

O curso foi realizado no final de 2013 e os produtos conseguiram a licença do Instituto Mineiro de Agropecuário (IMA) em dezembro, conforme contou Pedro. “Em janeiro deste ano fizemos as adequações e, em fevereiro, começamos a produção”, recordou. Os produtos estão sendo comercializados desde abril em Tombos e recentemente foi estabelecida uma parceria com uma queijaria que possui unidades em rodovias. Há ainda a previsão de abertura de uma filial em Carangola.

Os produtos se dividem em congelados e resfriados. São linguiças e cortes temperados: linguiças com e sem pimenta, pernil, lombo e costelinha. Na segunda, os defumados: lombos, filezinho, linguiça e também o kit feijoada. “Tudo é muito novo. A gente está aprendendo com a roda andando. A aceitação dos produtos está nos surpreendendo.”

A família possui uma propriedade de 75 hectares em Tombos, onde há atividades de cafeicultura, suinocultura e bovinocultura de corte. Na fábrica, uma equipe enxuta produz de 2,3 mil a 3 mil quilos de produtos por mês. “Queremos, em curto espaço de tempo, aumentar para 1.000 quilos por semana”, explicou.

A loja em Tombos fica na Avenida Imaculada da Conceição, 447, no Bairro Quebra Copo. O telefone do escritório é o (32) 3751-1802.

Fonte: Assessoria de Comunicação SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias