Agricultura Familiar

Emater-MG será parceira da Secretaria de Estado de Saúde para projeto de saúde direcionado à agricultura familiar

Ações serão desenvolvidas em 177 municípios


Publicado em: 20/12/2021 às 14:10hs

Emater-MG será parceira da Secretaria de Estado de Saúde para projeto de saúde direcionado à agricultura familiar

A Emater-MG será parceira da Secretaria de Estado de Saúde (SES), na implantação do Projeto de Integração das Ações de Vigilância em Saúde para Agricultura Familiar (Pró Agri Saúde). O Pró Agri Saúde tem como objetivo geral fortalecer as ações estratégicas de vigilância em saúde e de desenvolvimento regional integral e sustentável dos agricultores familiares de 177 municípios, localizados nas regiões Norte, Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

Nestas regiões ficam as seis unidades regionais de Saúde da secretaria: Diamantina, Januária, Montes Claros, Pedra Azul, Pirapora e Teófilo Otoni. A escolha dos municípios obedeceu ao critério de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Serão disponibilizados R$ 28,3 milhões para os municípios desenvolverem ações do projeto.

Segundo a diretora de Vigilância em Alimentos e Vigilância Ambiental da Secretaria, Ângela Vieira, a partir do momento em que for liberado o recurso, o município pode usá-lo na execução das ações e estruturação da vigilância em saúde para que possa atender de forma eficaz o público da agricultura familiar.

“Essas ações vão possibilitar a esses produtores a inserção no mercado, principalmente o mercado institucional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Isso vai movimentar a economia regional, proporcionando não só aos estudantes, beneficiários do Pnae, mas aos demais habitantes do local, alimentos tradicionais, culturais, típicos e de qualidade, e ainda contribuindo para a segurança alimentar e nutricional dessa população”, exemplificou.

De acordo com a diretora da SES, o Pró Agri Saúde é o primeiro projeto que estende as ações de agricultura familiar para dentro da vigilância em saúde. Os cuidados com a saúde desse público vão envolver a vigilância sanitária, o que já vem sendo feito há mais tempo, com a regularização das agroindústrias familiares. Mas também irão abranger aspectos como saúde do trabalhador, monitoramento de vacinação, investigação epidemiológica e vigilância de ambientes, entre outros.

“Até então as ações de agricultura familiar são tratadas exclusivamente pela vigilância sanitária e o projeto busca essa integração, entendendo que a saúde pode ter intervenções importantes junto aos agricultores familiares. De início, a importância desse projeto é por ele ser intersetorial e estar ligado à vigilância em saúde. Não só à vigilância sanitária”, explicou Ângela Vieira. 

Emater-MG

Conforme a diretora da SES, a Emater-MG conhece bem os agricultores familiares, pois os orienta na regularização sanitária dos empreendimentos junto à vigilância sanitária e que, por isso, está apta para a parceria. “A Emater é essencial para o sucesso do projeto. Hoje é nossa parceira em todas ações no nível central. Em algumas regiões, isso é bastante forte e com o projeto queremos fortalecer ainda mais”, argumentou.

A gerente da Divisão de Programas Especiais da Emater-MG, Mariza Flores, confirma a parceria antiga com a Secretaria de Estado de Saúde, envolvendo os serviços de vigilância sanitária nos municípios. A empresa presta serviços de assistência técnica e extensão rural junto às agroindústrias familiares. Um desses trabalhos é apoiar a regularização sanitária dos empreendimentos da agricultura familiar que processam produtos de origem vegetal.

“Os agricultores também são orientados pelas equipes das visas nos municípios. Então é um trabalho que a gente vai fazer em parceria que vai dar muita força para o Pró Agri Saúde, que é esse projeto que a Secretaria criou agora no final do ano e que vai fazer a integração das ações de vigilâncias em saúde para agricultura familiar, no âmbito do estado de Minas Gerais.”

Desafios

Minas Gerais possui 441,8 mil estabelecimentos de agricultura familiar, que representam 72,7% do total dos estabelecimentos rurais mineiros. É o estado da região Sudeste com o maior número de estabelecimentos da agricultura familiar e o segundo do país. Além disso, quase 87% das propriedades do segmento têm menos de 50 hectares e o setor responde por 25% do Valor Bruto da Produção Agropecuária de Minas.

A agricultura familiar é a responsável por parcela expressiva da oferta de alimentos básicos que atendem ao Programa Nacional da Alimentação Escolar (Pnae) e aqueles que vão para as mesas dos brasileiros no dia a dia. A garantia da qualidade sanitária dos alimentos implica na adoção de medidas preventivas e de controle em toda a cadeia produtiva, desde sua origem até o consumo dos alimentos.

Um dos desafios para o agricultor familiar é o atendimento às exigências da legislação sanitária, necessário para o aumento e a qualificação da sua produção, por possibilitar o acesso a políticas públicas desenvolvidas para esse segmento de produção.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emater-MG

◄ Leia outras notícias