Publicado em: 04/08/2014 às 08:20hs
O CREA-RJ vai sediar, de 05 a 07 de agosto, o "I AGROSudeste", encontro regional de engenheiros agrônomos da Região Sudeste. O evento será uma importante oportunidade para discutir as políticas agrícolas do país, novos rumos e propostas e o direcionamento da agricultura familiar no Sudeste, tema principal do encontro.
De acordo com José Leonel Rocha Lima, presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos do Rio de Janeiro (AEARJ) - entidade que organiza o evento - ao longo dos dois dias serão trabalhados cinco eixos temáticos: Comemoração do Ano Internacional da Agricultura Familiar; Produção de alimentos com base na segurança alimentar; Consumo de alimentos: saúde e meio ambiente – maneiras de produção de alimentos com menos produtos químicos; Desenvolvimento sustentável através da preservação de recursos naturais pela comunidade; e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Programa desenvolvido com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA) que já tirou mais de 20 milhões de brasileiros da linha da miséria.
Durante o evento também haverá a realização da Feira Agroecológica e Orgânica de Queimados (Baixada Fluminense), como forma de apoio e estímulo à agricultura familiar.
"Receber esse evento no CREA-RJ é uma grande honra para nós. Há tempos a região sudeste precisa discutir maneiras de desenvolver sua agricultura de forma mais sustentável, consciente. A agricultura familiar na região ainda tem um peso reduzido e é preciso disseminar e trabalhar melhor essa política por aqui", comenta Agostinho Guerreiro, presidente do CREA-RJ.
Para participar do "I AGROSudeste”, engenheiros agrônomos e estudantes de Ciências Agrárias devem fazer sua inscrição no site www.agromos.ning.com.
Também estarão presentes ao encontro integrantes do Conselho de Segurança Alimentar (Consea) e membros do Comitê da Ação da Cidadania.
"Queremos ter a interlocução com essas pessoas que tanto lutam pelo bem estar das pessoas para erradicar a fome e garantir o direito humano à alimentação", conclui José Leonel Lima.
Fonte: Assessoria de imprensa do CREA-RJ
◄ Leia outras notícias