Agricultura Familiar

Conselho debate ações para fortalecer agricultura familiar no Tocantins

Os integrantes do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus) se reunirão para debater sobre as ações desenvolvidas para o fortalecimento da agricultura familiar no Tocantins


Publicado em: 28/11/2013 às 14:00hs

Conselho debate ações para fortalecer agricultura familiar no Tocantins

A reunião acontece, nesta quarta-feira, dia 27, a partir das 14 horas, no auditório da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), em Palmas.

Na reunião serão apresentadas as ações a serem desenvolvidas pelo Programa Terra Forte; investimentos do Crédito Fundiário junto aos agricultores familiares; aplicações de recursos da Secretaria no setor de Agroenergia para os pequenos produtores. Na ocasião será apresentado também o projeto Lavoura Comunitária, a ser desenvolvido pelo Governo do Estado. O Conselho também discutirá a homologação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).

Outro tema a ser debatido será a programação da Agrotins 2014, que terá como tema a agricultura familiar. Vale ressaltar que a Organização das Nações Unidas para a Agricultura Familiar (FAO) decretou 2014 com ano Internacional da Agricultura Familiar. O decreto visa aumentar a visibilidade da agricultura familiar e dos pequenos agricultores, focando a atenção mundial em seu importante papel na erradicação da fome e pobreza, provisão de segurança alimentar e nutricional, melhora dos meios de subsistência, gestão dos recursos naturais, proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais.

Segundo a Superintendência de Assentamentos e Agricultura Familiar (SAAF) da Seagro, estas ações fazem parte das estratégias para impulsionar os agricultores familiares do Estado. “As atividades visam impulsionar as ações de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vidas das comunidades rurais”, disse o superintendente da pasta, Marcelo Caldeira.

Conselho

O Cedrus tem como função aprovar a programação físico-financeira de recursos dos programas fundiários e de apoio à agricultura familiar; acompanhar e avaliar a execução dos programas federais de desenvolvimento rural, referentes à agricultura familiar e à reforma agrária, baseados em convênios firmados com o Estado.

O conselho também é responsável em elaborar propostas de políticas públicas de desenvolvimento da agricultura familiar e da reforma agrária a serem encaminhadas aos órgãos da Administração Estadual e Federal, entre outras ações voltadas para os pequenos produtores rurais. São integrantes do Cedrus os representantes do poder público estadual, das organizações dos agricultores familiares, das organizações da sociedade civil e das entidades parceiras.

Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro

◄ Leia outras notícias