Publicado em: 28/06/2022 às 13:20hs
Com resultados positivos em dois anos de implantação, o SuperAção Brumadinho será ampliado. A iniciativa do Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), com apoio da prefeitura, para resgatar a cidadania e melhor a qualidade de vida dos produtores afetados pelo rompimento da barragem Córrego do Feijão, beneficiou até o momento 480 famílias rurais com assistência técnica e gerencial gratuita, e vai abrir, ainda este ano, cinco novos grupos de atendimentos.
“Por meio de ações educacionais, produtivas e empreendedoras, contribuímos para a subsistência de propriedades rurais, profissionalização e melhoria da gestão das unidades produtoras. Entre os resultados alcançados estão o incremento de renda, que em algumas culturas superou em 50% o valor registrado antes do início do projeto, e da produção de alimentos em 45%”, destacou o analista de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) da FAEMG e supervisor do SuperAção Brumadinho, Wender Guedes.
Segundo ele, o programa representou um grande diferencial para os contemplados. Além das mais de 7 mil visitas de técnicos de campo a produtores de todos os portes, nas áreas de olericultura (produção de hortaliças), fruticultura, piscicultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, ovinocaprinocultura de leite e avicultura, foram desenvolvidas ações para quebrar o preconceito em relação aos produtos da região. “Após a tragédia, muitos produtores acumularam prejuízos, pois encontraram dificuldades na comercialização de itens cultivados dentro da cidade, que eram tidos como contaminados”, explicou Wender. Foram feitas parcerias para a criação e divulgação de marca e dos produtos em feiras e site, como feito pelo Empório do Senar, por exemplo.
De acordo com o perfil socioeconômico, cerca de 37,29% das 480 propriedades rurais são conduzidas por mulheres e as outras 62,70% são representadas por homens. Em relação à idade, 53,33% dos beneficiados têm entre 31 e 59 anos; 25,62% acima de 60 anos e 17,29% possuem de 18 a 30 anos. Se considerado o tamanho da área, 81% são imóveis rurais com área entre 5 e 10 hectares. O projeto SuperAção Brumadinho envolve, além do Sistema FAEMG, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Ministério da Cidadania.
Fonte: FAEMG
◄ Leia outras notícias