Publicado em: 17/09/2014 às 13:10hs
Brasília, 15 – O governo federal já implantou, de 2011 a agosto deste ano, 694.943 cisternas para garantir que a população mais pobre do Semiárido possa conviver com a seca, beneficiando quase 2,8 milhões de pessoas. A meta do programa do Plano Brasil Sem Miséria é chegar a 750 mil unidades instaladas até o final deste ano.
Cerca de 1,2 mil municípios são atendidos com a ação, distribuídos nos estados do Nordeste e em Minas Gerais. Com este resultado, já são mais de 1 milhão de unidades instaladas na região desde 2003, quando iniciou o programa. Os moradores em situação de pobreza sem acesso à água e que estão registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal têm inserção automática.
Os reservatórios, com capacidade de 16 mil litros, são suficientes para abastecer uma família de cinco pessoas por até oito meses e, assim, amenizar os efeitos da seca prolongada. Só no mês de agosto, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), juntamente com o Ministério da Integração Nacional e a Fundação Nacional de Saúde, entregaram 29,9 mil cisternas de placa e de polietileno.
Água para Todos – O Programa Água para Todos faz parte do Plano Brasil Sem Miséria e implanta equipamentos destinados à captação e armazenamento de água para consumo humano e também cisternas para atividades produtivas, incluindo agricultura e criação de animais. "A meta do Brasil Sem Miséria de universalizar o acesso à água no semiárido fez com que o Água para Todos acelerasse o ritmo de entrega de cist ernas na região", explicou o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Arnoldo de Campos.
Além do MDS e do Ministério da Integração Nacional, que coordena o Água para Todos, também participam o Ministério do Meio Ambiente, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Banco do Nordeste (BNB), a Fundação Banco do Brasil (FBB), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Petrobras.
Fonte: MDS - Ministério do Desenvolvimento Social
◄ Leia outras notícias