Publicado em: 30/05/2014 às 15:50hs
Bastante prestigiada, a abertura oficial da feira contou com a presença de empresários do setor e de diversas autoridades, a exemplo do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz, que destacou a importância da agricultura irrigada para a promoção do desenvolvimento do semiárido.
O prefeito de Petrolina, Julio Lóssio abriu oficialmente a feira ao lado do prefeito de Juazeiro (BA), Isaac Carvalho, que sediará a Fenagri em 2015. Elmo Vaz fez um breve histórico da chegada da irrigação ao polo Juazeiro-Petrolina, pelas mãos da Codevasf, empresa pública federal que neste ano completa 40 anos.
“O ex-deputado Manoel Novaes é considerado o grande patrono da Codevasf. Ele trouxe o que hoje a empresa realiza após conhecer o modelo na região do Tennessee, nos Estados Unidos, que tem características parecidas com o semiárido nordestino. A história da Codevasf se confunde com a história do desenvolvimento de Petrolina e Juazeiro. A empresa é sem sombra de dúvida a grande propulsora, incentivadora e motivadora da irrigação no Nordeste”, afirmou o presidente.
Ele destacou ainda as parcerias importantes que vêm sendo feitas pela Codevasf ao implantar tecnologias para a expansão da irrigação, como a parceria com a Embrapa Semiárido para a introdução de novas culturas na região. “É a capacidade da Embrapa que vem desenvolvendo culturas nunca pensadas para o semiárido nordestino, como maçã, pera e cacau”, assinalou. Ainda segundo o presidente da Codevasf, outro grande desafio é ampliar a inserção do produtor familiar na agricultura irrigada.
“Não é a toa que a presidenta Dilma Rousseff lançou, na última segunda-feira, o Plano Safra 2014-2015, que está destinando cerca de R$ 25 bilhões para a agricultura familiar. E estamos aqui apoiando o segmento com quatro estandes, com o dos produtores do Pontal Sequeiro, a produção orgânica, os exemplos do perímetro Bebedouro e toda a produção do sistema de irrigação Itaparica que apoiamos em parceria com a Chesf”, acrescentou Elmo Vaz.
Crescimento da fruticultura
O presidente respondeu a dois pedidos de produtores da região do Salitre feitos durante o evento: um acesso para escoamento da produção na região do bairro Salitre, cuja ordem de serviço deverá ser dada já em meados de junho; e a inclusão da região do rio Salitre no eixo sul do projeto de Integração do São Francisco (PISF), cujos estudos estão a cargo da Codevasf.
O superintendente da 3ª Superintendência Regional da Codevasf, Joao Bosco Lacerda de Alencar, destacou a participação da instituição no crescimento da produção irrigada com a fruticultura e o apoio que vem dando para o crescimento da pequena agricultura.
“A Fenagri deste ano demonstra crescimento, e a Codevasf é a grande incentivadora na produção de frutas no Vale, que a cada ano vem se superando. Hoje temos grande espaço para a agricultura familiar, que é um segmento que representa 28% do agronegócio no Brasil, e o governo já vem destinando um bom volume de investimentos para esse segmento”, ressaltou João Bosco.
Mais informações: http://www.codevasf.gov.br
Fonte: Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf
◄ Leia outras notícias