Publicado em: 18/07/2013 às 13:40hs
“Espero, em breve, encontrar em todos os supermercados da Bahia os produtos da agricultura familiar”. Foi com esse desejo que o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, participou da cerimônia de abertura da 4ª Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados, Padarias, Restaurantes e Distribuidores (Superbahia). Entre os destaques do evento, o incentivo à agricultura familiar, que estava representada com 19 cooperativas e associações, expondo seus produtos.
Segundo o secretário, Eduardo Salles, graças à parceria importante entre a Suaf/Seagri, Sedir/CAR, Casa Civil e Sebrae, foi possível profissionalizar as cooperativas que estão expostas na Feira, através da elaboração de rótulos, embalagens com códigos de barra e estruturação comercial, por meio do Programa Vida Melhor. De acordo com o superintendente do Sebrae na Bahia, Edval Passos, o órgão tem orientado os pequenos produtores a qualificar a produção.
Durante a visita aos estantes, Salles conversou com o presidente da Associação Baiana de Supermercados (Abase), José Cláudio e com o presidente do Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia (Sindsuper), Josué Teles, além de Edval Passos, sobre a possibilidade de instalação de gôndolas exclusivas para os produtos da agricultura familiar da Bahia em cada supermercado associado. “Este é um sonho que esperamos ver realizado em breve”, pontuou o secretário. “Vamos avançar nessa idéia” disse José Cláudio, com a concordância de Josué Teles, que também sinalizou positivamente.
O presidente da Associação Baiana de Supermercados (Abase), José Cláudio Nunes, destacou que o setor é responsável por mais de 15 mil pontos de venda e por gerar 200 mil empregos diretos e por isso, deve ter atenção especial dos gestores públicos. Nunes também ressaltou o trabalho do Sebrae para disseminar a cultura do associativismo e do corporativismo nos 417 municípios baianos.“As rodadas de negócios vão permitir que os empresários estabeleçam contato direto com os fornecedores, além de ser ótima oportunidade das empresas oriundas da agricultura familiar comercializarem seus produtos. Serão cerca de 100 micro e pequenas empresas compradoras e 40 ofertantes negociando e estabelecendo uma relação de confiança”, explicou o presidente da Abase.
O evento
A Feira tem o objetivo de proporcionar aos executivos do setor, o acesso aos produtos, tecnologia de ponta, além de equipamentos e serviços ligados ao varejo, além de promover a exposição de equipamentos e serviços de praticamente todos os nichos ligados ao setor varejista. Além do bloco de eventos paralelos, criado especialmente para permitir aos profissionais da área a troca de informações, conhecimentos e reciclagem, acontece também o 1º Encontro Baiano de Centrais de Negócios de Supermercados, que incluirá visitas técnicas aos maiores centros de distribuição no estado, a Redemix e Mix Bahia.
O evento é organizado pela Associação Baiana de Supermercados (Abase), em parceria com o Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto-Serviço do Estado (Sindsuper) e Sebrae.
Considerado o maior evento do ramo no norte e nordeste, a quarta edição da feira conta com cerca de 120 estandes, sendo 60% deles formado por empresas baianas. Segundo o presidente do Sindicato dos Supermercados e Atacados de Auto Serviço do Estado da Bahia (Sindsuper), Josué Teles, a parceria com o Sebrae simboliza uma atuação ainda mais efetiva. “A ideia é aproveitar a capilaridade da instituição no interior para que as entidades se regionalizem e incentivem o surgimento de novas centrais de negócios”, pontuou.
Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária
◄ Leia outras notícias